Quinze pessoas morreram e outras 28 ficaram feridas durante o Natal em estradas moçambicanas, anunciou o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), Inácio Dina. “Durante este período, registámos 15 mortes em acidentes. É uma situação lamentável e que nos preocupa,” disse à Lusa o porta-voz da PRM.

Entre as principais causas dos acidentes de viação, as autoridades moçambicanas apontam o excesso de velocidade e o álcool. Apesar deste número, Inácio Dina faz uma avaliação positiva deste período, que, comparado com o ano passado, registou uma redução de 45% no que diz respeito a ocorrências.

“No ano passado, por exemplo, registámos, neste mesmo período, 20 mortes em acidentes de viação. Este número de 15 mortes não nos agrada, mas já é positiva esta redução”, explicou. Inácio Dina disse que a polícia vai continuar a trabalhar para a redução dos acidentes de viação, que são um dos principais desafios das autoridades moçambicanas nos últimos tempos.

Dados do Instituto Nacional dos Transportes Terrestres indicam que de janeiro a setembro deste ano foram registados 1.478 casos de acidente de viação, que mataram 1.057 pessoas em todo país.

No ano passado, por sua vez, o país registou 1.379 óbitos de 1.688 acidentes de viação. Em média, ainda segundo os dados, cinco pessoas morrerem diariamente vítimas de acidentes de viação nas estradas moçambicanas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR