Decidido a criar uma marca eléctrica capaz de abranger todos os segmentos da indústria automóvel (resta saber se não chegará às motos…), Elon Musk, fundador e CEO da marca norte-americana de veículos eléctricos Tesla, confirmou via Twitter que a empresa planeia lançar, já nos próximos anos, uma pickup eléctrica. Isto, depois de já ter dado a conhecer sedans, SUV, desportivos e até um tractor de um camião capaz de puxar 36 toneladas.

Após ter revelado, na apresentação do Semi – assim se chama o camião da Tesla – e durante uns breves segundos, um desenho da pickup que a marca americana pretende lançar, para completar a sua gama de veículos alimentados por bateria, o CEO regressou ao tema, confirmando que a super pickup da Tesla, capaz de transportar outra pickup na caixa de carga, vai mesmo avançar.

A confirmação surgiu na sequência de uma conversação entre Musk e um dos seus seguidores, já depois do empreendedor de origem sul-africana ter agradecido a todos os clientes que têm confiado na jovem empresa – o que colocou a Tesla no topo das marcas que mais satisfazem os clientes, segundo a Consumer Reports –, apesar dos sucessivos vaticínios de fracasso por parte dos concorrentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na mesma conversação, Elon Musk garantiu que a Tesla já possui a tecnologia necessária para produzir uma pickup e confessou que a intenção de materializar este projecto está na sua cabeça há quase cinco anos.

De acordo com o empresário, fica a promessa de que a Tesla produzirá uma pickup, “logo após o lançamento do Model Y”. Este último, um pequeno SUV que a marca norte-americana pretende posicionar na gama abaixo do Model X e que recorrerá à mesma plataforma do Model 3. Como o Model Y está agendado para 2019, tudo indica que a pickup da marca deverá dar os seus primeiros passos a partir de 2020.

A pickup da Tesla leva com outra (e não se queixa)

De recordar que as pickup são uma instituição nos EUA – figuram desde há muito entre os modelos mais vendidos, tendo vendido mais de 2,7 milhões de unidades, em 2016 –, muito mais do que na Europa, uma vez que os americanos são menos afectados pelos consumos elevados que caracteriza esta classe de veículos, dado o preço muito inferior dos seus combustíveis. Mais do que uma necessidade, as imensas pickup são uma questão de moda, sobretudo fora dos grandes centros urbanos, com o modelo a introduzir em breve pela Tesla a tornar este tipo de veículos ainda mais baratos de operar e substancialmente mais amigos do ambiente.

Musk não só promete a pickup para breve, como garante que ela vai ser grande – pelo menos, maior do que a Ford F150, a mais vendida no mercado americano – tudo devido a um dispositivo que a Tesla faz questão em incluir. Resta saber qual…