Nunca como hoje houve tantas opções à nossa disposição. Para tudo o que nos rodeia há inúmeras possibilidades e a escolha é nossa, sempre nossa. Gostamos de decidir em consciência, optando não só pelo que é melhor para nós, mas também para os que nos rodeiam e, em consequência, para o planeta. Não tem nada de complexo e é até muito simples. Isto é o que nós somos, hoje: consumidores informados e cada vez mais preocupados com a nossa saúde e com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.
Quando vamos ao supermercado, a nossa atenção não se limita à lista que levamos nem aos preços. Queremos, antes de mais, saber a origem dos produtos e a sua composição. Preferimos aqueles que nos ajudam a ter um estilo de vida mais saudável (livre de conservantes) mas que nos facilitam a rotina, sem complicações.

Ter uma boa embalagem é ter uma boa vida

É muito importante para nós, não abrirmos mão de embalagens “amigas do ambiente”. O que queremos é, também, privilegiar a essência dos produtos que consumimos – encontrá-la no seu estado mais puro – e incorporá-la nas nossas experiências diárias, como numa refeição intimista, preparada em casa, com a família e os amigos.
Parece difícil encontrar tudo isto num produto, mas não é. Há mais de 50 anos que têm vindo a ser desenvolvidas e aperfeiçoadas embalagens com o objetivo de o garantir. Este é precisamente o ponto de partida da campanha “Boa embalagem, boa vida”, que revela como as embalagens contribuem de forma determinante para uma vida mais saudável, prática, simples e ecológica. Senão vejamos:

As verdades dos mitos

Mostrar Esconder

Apesar da quantidade de informação disponível sobre as embalagens de cartão para alimentos líquidos, ainda persistem alguns mitos. Afinal, o que é verdade e mentira?

Mito – Se as embalagens de cartão não precisam de frigorífico antes da abertura é porque os produtos contêm conservantes.
Verdade – Uma embalagem assética pode manter os alimentos frescos e preservar o sabor e qualidade até um ano, à temperatura ambiente, sem necessidade de conservantes.

Mito – Os alimentos líquidos embalados com prazo de validade alargado são menos nutritivos.
Verdade – O tipo de embalagem e a tecnologia utilizada (UHT, por exemplo) mantêm o alimento livre de microrganismos.

Mito – As embalagens de cartão impedem-nos de ver o conteúdo, pelo que o alimento pode estar estragado.
Verdade – Ao protegerem os alimentos da luz e do ar estas embalagens garantem a qualidade dos nutrientes e minerais durante mais tempo.

Mito – Para melhor proteger o ambiente, os alimentos deviam ser vendidos a granel e não embalados.
Verdade – Estas embalagens são produzidas de forma responsável. O desperdício alimentar acaba por ter maior impacto ambiental que o uso de embalagens.

Mito – Não vale a pena separar as embalagens para reciclagem porque, no final, acaba tudo misturado.
Verdade – Os camiões de recolha de resíduos têm compartimentos diferentes para os vários tipos de resíduos. As empresas que fazem a recolha seriam penalizadas se fizessem de forma errada.

Mito – Se a embalagem é de cartão então deve ser colocada no ecoponto azul.
Verdade – O sistema de recolha de resíduos está organizado e uniformizado para que todas as embalagens de cartão para alimentos líquidos sejam depositadas no ecoponto amarelo.

Vantagens para a saúde

  • Protegem da luz e do ar. A opacidade das embalagens de cartão garantem a qualidade dos nutrientes e vitaminas, pois evita a sua oxidação e degradação, assegurando o cuidado com a saúde.
  • Sem conservantes. A embalagem assética e a tecnologia UHT (Ultra High Temperature) permitem que os alimentos mantenham o seu sabor, aroma e cor originais, não havendo necessidade de adição de conservantes.

Vantagens para o ambiente

  • Matérias-primas renováveis. Estas embalagens são feitas com cartão proveniente de florestas geridas de forma responsável (com certificação FSC – Forestry Stewardship Council) e também há a possibilidade das tampas de plástico serem de origem vegetal, resultante da cana-de-açúcar.
  • Menor pegada ecológica. A sua produção sustentável (com recurso a energias renováveis) e transporte eficiente (graças ao formato) asseguram uma emissão mais reduzida de dióxido de carbono que outras embalagens.
  • Totalmente recicláveis. Se forem colocadas no ecoponto amarelo, as embalagens são 100% recicláveis.

Vantagens para o dia-a-dia

  • Guardar e armazenar. Permitem planificar e reduzir as idas ao supermercado, porque podem ser compradas em maior número e guardadas em casa (prazo de validade alargado e qualidade assegurada).
  • Menos desperdício. O consumo do produto não tem de se efetuar logo após a abertura. Fechar a embalagem e guardá-la no frigorífico permite reduzir o desperdício alimentar.
  • Transportar e reciclar. Estas embalagens são fáceis de transportar e guardar (são leves e têm um formato conveniente) além de que ocupam um reduzido espaço nos ecopontos, uma vez que podem ser espalmadas depois de vazias.

A preocupação com a saúde e o meio ambiente é o que nos caracteriza como consumidores do século XXI, fazendo já parte da nossa filosofia de vida. Isso mesmo ficou patente num estudo, levado a cabo recentemente na Europa e que em Portugal abrangeu mil inquiridos. Segundo a pesquisa, 91% dos portugueses afirmam ter em conta a saúde no momento de escolher um produto. Ao mesmo tempo, para 92% é a segurança alimentar que se apresenta como o aspeto mais relevante quando optam por embalagens para os alimentos. E para 74% é muito importante que estas embalagens sejam “amigas do ambiente”, sob pena de as rejeitarem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR