A polícia angolana registou um total de 25 mortes, 73 feridos e 80 acidentes de viação na operação especial deste Natal, entre 24 e 25 deste mês, segundo o balanço apresentado esta sexta-feira.

A detenção de 308 cidadãos por crimes diversos e as apreensões de 17,9 quilogramas de cocaína e 42 armas de fogo fazem ainda parte do balanço final da operação apresentado pelo chefe do Posto Comando Central da Polícia Nacional, Caetano Quiar.

O balanço foi apresentado no final de uma reunião, orientada pelo secretário de Estado do Ministério do Interior para o Asseguramento Técnico, Hermenegildo Félix, para preparar a segurança na passagem de ano.

Caetano Quiar referiu que do total de mortos, 17 faleceram na sequência de 80 acidentes de viação, e oito por afogamento nas províncias de Luanda e Cabinda.

O responsável avançou ainda que dos 297 crimes registados foram esclarecidos 251, liderando a lista de crimes cometidos a província de Luanda com 49, seguindo-se Benguela com 25 e Bié com 23.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Caetano Quiar adiantou que além das 42 armas de fogo diversas, foram igualmente apreendidos cinco carregadores, 94 munições, cinco viaturas, 13 motociclos e 375,6 quilogramas de canábis.

O responsável frisou que a Polícia observou um ligeiro aumento da criminalidade comparativamente ao mesmo período de 2016, tendo a maior parte dos crimes ocorrido em ambiente familiar.

“De notar que cerca de 72 por cento das violações registadas ocorreram em ambiente familiar e 42 por cento dos crimes de homicídios, violações e ofensas corporais, que são crimes que preocupam, também tiveram lugar por desentendimento e após o consumo excessivo de álcool em ambiente familiar”, disse.

A polícia louvou ainda a diminuição de crimes cometidos com recurso à arma de fogo, menos oito aos registados no ano passado.

Para a passagem de ano, Caretano Quiar disse que estão mobilizados cerca de 103 mil efetivos da Polícia angolana, apoiados por mais de 2.000 viaturas e mais de 700 motorizadas e meios náuticos.

Na sua intervenção, o secretário de Estado para o Asseguramento Técnico do Ministério do Interior fez vários apelos à população, para uma conduta cívica e ordeira durante a passagem de ano, acatando as orientações, conselhos e recomendações das autoridades policiais, para “uma transição de ano segura e em paz”.

“Aproveitamos esta soberana oportunidade para mais uma vez chamarmos a atenção para o consumo moderado de bebidas alcoólicas”, exortou Hermenegildo Félix, com maior realce para os automobilistas e banhistas.

“Apelamos aos nossos efetivos a darem o melhor de si no asseguramento da passagem do ano, tal qual aconteceu no natal, interagindo adequadamente com as populações e comunidades”, referiu.