O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quinta-feira que o país podia usar “um pouco” do aquecimento global para combater as baixas temperaturas esperadas para o fim de ano.

No leste, pode ser a noite de fim de ano mais fria registada. Talvez pudéssemos usar um pouco desse bom velho aquecimento global que o nosso país, não os outros, ia pagar biliões de dólares para combater. Agasalhem-se!”, escreveu Trump no Twitter.

Trump referiu-se assim à vaga de frio que se vive há dias no nordeste e oeste dos Estados Unidos e que deverá agravar-se este fim de semana.

Em muitos municípios foram registados recordes de temperaturas negativas, como Embarrass e Cotton, no Minesota, Watertown, em Nova Iorque, ou Detroit, no Michigan. Nos próximos dias esperam-se temperaturas ainda mais baixas, ventos árticos e neve em boa parte do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Presidente norte-americano não abordou a diferença entre o tempo e o clima. O tempo diz respeito às condições atmosféricas durante um curto período, enquanto o clima é uma visão mais longa dos padrões climáticos.

Com a sua mensagem sobre a vaga de frio, Trump revive a sua particular polémica sobre o aquecimento global, cuja existência negou e disse que era uma invenção da China para prejudicar a indústria americana.

Trump retirou em junho os Estados Unidos do Acordo de Paris, numa controversa decisão que deixou o país como o único do mundo de fora do tratado sobre as alterações climáticas.