Pelo menos 12 pessoas morreram num incêndio num edifício de apartamentos no Bronx, em Nova Iorque, disse esta sexta-feira o presidente da câmara daquela cidade norte-americana, Bill de Blasio. Entre as vítimas está uma criança de um ano.

As autoridades estimam que o fogo terá sido acidentalmente originado por um menino de três anos, durante uma brincadeira com o forno, avançou o comissário Daniel Nigro, citado pela BBC. Quando a mãe tentou sair do edifício com duas crianças, deixou a porta aberta, o que facilitou a propagação do fogo pelas áreas interiores do prédio e pelas escadas, que funcionaram “como uma chaminé”.

O autarca democrata afirmou, numa declaração à imprensa no local do incêndio, que pelo menos quatro residentes do prédio com ferimentos graves estavam a lutar pelas suas vidas.

Informações preliminares davam conta de pelo menos seis mortos no incêndio que deflagrou pelas 19:00 de quinta-feira (meia-noite de sexta-feira em Lisboa), num prédio de cinco andares localizado perto do jardim zoológico do Bronx.

Antes, os bombeiros de Nova Iorque tinham informado que 15 pessoas tinham ficado gravemente feridas no incêndio.

O comissário dos bombeiros Daniel Nigro considerou o fogo “histórico na sua magnitude”, devido ao número de vidas perdidas. Foi o incêndio mais mortífero na cidade dos últimos 25 anos. Cerca de 170 bombeiros combateram as chamas e resgataram residentes do edifício.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR