O XJ aguarda, há já algum tempo, por sucessor, deixando ansiosos muito dos indefectíveis da marca. No entanto, não há que desesperar, avisa o director de design Ian Callum, que garante que o novo XJ será”algo de muito especial”, ainda que pouco mais adiante sobre o modelo.

“Tivemos longos debates acerca do próximo XJ, e aquilo que aí vem será algo de muito especial”, afirmou, em declarações à britânica Car Magazine, aquele que é um dos mais proeminentes designers britânicos. “À medida que vamos trabalhando no próximo XJ, torna-se possível garantir que o carro manterá todos os valores intrínsecos, tanto do modelo original como da última geração”, acrescentou.

Apesar da confiança expressa, Ian Callum recusou-se a avançar quando é que o novo XJ entrará em comercialização. Avançando apenas que não será apresentado em 2018, ano em que o modelo comemora 50 anos de existência.

Electrificação, condução autónoma… e o Porsche 911

Na conversa com a Car Magazine, Callum abordou ainda a questão da electrificação e da tecnologia de condução autónoma, dizendo que ambas acabarão por mudar tudo aquilo que hoje em dia conhecemos como design automóvel. Algo com que todos vão de ter de aprender a lidar, ainda que com o britânico a reconhecer que, “se pudesse saltar 30 anos para a frente, fá-lo-ia com todo o gosto”.

Apesar das anunciadas transformações que se avizinham, o director de design da Jaguar não tem dúvidas: “Se quisermos que uma determinada marca automóvel prospere, teremos de criar propostas mais radicais, como é o caso do Porsche 911. Ainda que o Boxster possa ser considerado uma proposta melhor, o que não deixa de ser discutível. Trata-se de criar soluções extremas”.

Quanto à Jaguar, “sempre foi uma marca de carro exóticos”, pelo que terá de continuar assim, defende Ian Callum.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR