Quando foi entrevistado pelo semanário Expresso em novembro, o ministro da Cultura anunciou a intenção de proibir “qualquer serviço de refeições ou de catering” nos três panteões nacionais — Igreja de Santa Engrácia, Mosteiro dos Jerónimos e Mosteiro da Batalha. Mas parece que, afinal, não vai ser bem assim. De acordo com o novo regulamento para jantares, cocktails, eventos culturais e reuniões de caráter social, académico ou empresarial em monumentos, a que o Expresso teve acesso, apenas o Panteão Nacional, onde decorreu o polémico jantar da Founders Summit, ficará vedado a eventos sociais, mantendo-se, contudo, disponível para iniciativas de âmbito cultural mediante o pagamento de 1.500 a 5 mil euros.

O Mosteiro do Jerónimos, também em Lisboa, deixará de receber jantares, mas permanecerá disponível para a realização de cocktails no antigo refeitório. O aluguer do espaço vai manter-se fixado nos 7.500 euros, mas o número de pessoas que poderão estar nos claustros será diminuído de mil para 470. No Mosteiro da Batalha, o terceiro panteão, vai continuar a ser possível conviver livremente com comida à mistura, mas apenas no claustro D. Afonso V, que tem uma lotação máxima de 500 pessoas. O alugar do espaço para um jantar vai ficar por 3 mil euros. Um cocktail vai ficar por metade, a 1.500 euros.

No Panteão Nacional, disponível apenas para eventos culturais, os preços vão sofrer um aumento exponencial. Diz o Expresso que, assim que o Ministério das Finanças dê luz verde ao novo regulamento, ficarão disponíveis para aluguer cinco espaços da Igreja de Santa Engrácia, no Campo de Santa Clara — o corpo central, o coro alto, a sala sul, o terraço e o adro. Destes, apenas o adro irá manter o mesmo preço (1.500 euros). O corpo central passará a custar 5 mil euros, quando anteriormente custava apenas mil, e o terraço 4 mil (mil, na tabela anterior). Os preços de aluguer do coro alto e da sala sul também irão sofrer alterações. Anteriormente, custava 750 euros alugar cada um dos espaços. Com os novos preços, será preciso pagar mil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR