Se os funcionários da Tesla e SpaceX (empresas de Elon Musk) estavam limitados por um contrato que os impedia de abraçar determinadas actividades, com os Model 3 pré-produção que adquiriram em condições especiais, assim que os clientes normais colocaram as mãos nas primeiras unidades de produção corrente, foi um ver se te avias a divulgar, cá para fora, todos os pormenores sobre o mais barato dos modelos da marca americana.

Se houve clientes “normais” que falaram – e mostraram em vídeo – as funcionalidades do sistema de Autopilot, da navegação e de diferentes automatismos, outros houve que passaram directamente a temas mais ‘sumarentos’. Não, ainda não foi desta que o Model 3 começou a bater-se contra a concorrência nas drag races, mas já começou a mostrar do que é capaz em matéria de velocidade máxima, algo que o próprio fabricante ainda não tinha revelado até ao momento.

You You Xue, um proprietário que habita na zona da baía de São Francisco e que publicou no Facebook as suas primeiras viagens no Model 3, fez questão de pôr à prova a velocidade do seu veículo. Estranhamente, fê-lo em estrada aberta, o que nos EUA dá prisão directa por um período prolongado e uma multa igualmente choruda. Mas ainda assim, como a curiosidade venceu o bom senso, Xue lá acelerou a fundo o seu Model 3, fixando a velocidade máxima em 228 km/h, ou seja, cerca de 141 milhas por hora.

Model 3 LR top speed is 228 km/h (I will provide the imperial measurement: 141 mph), no problem maintaining that speed (when you reach top speed in S or X, it slowly forces you to slow down). Someone go update Wikipedia and the various car pages as they thought this thing only pulled about 209.Don’t like me speeding on an open highway? Unlike this page and get lost.Edit: handles GREAT at top speed, no shaking, felt like I was in a high speed train!

Posted by Tesla Model 3 Road Trip on Monday, December 25, 2017

Trata-se de um valor interessante para um veículo que é comercializado a partir de 35.000$, preço que se posiciona entre os 31.000$ do novo Nissan Leaf e os 45.000$ do BMW i3 (valores nos EUA, por não serem ainda conhecidos os preços do Model 3 para Portugal). Com a velocidade máxima do Model 3 a ultrapassar folgadamente os 150 km/h do i3, ou os 144 km/h do Leaf.

Quando forem conhecidos os dados relativos à autonomia e aceleração, regressaremos a esta comparação entre os automóveis eléctricos do mercado que conseguem conciliar um preço acessível e uma potência interessante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR