Os combatentes de fações armadas rebeldes e islamitas, acompanhados pelos seus familiares, e outros civis abandonaram este sábado a localidade síria de Beit Yin, próxima da fronteira com o Líbano e Israel, depois de um acordo com as autoridades para evacuar a zona considerada estratégica.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos informou este sábado que chegaram à província de Idleb, no noroeste da Síria, quatro autocarros que saíram de Beit Yin, com cerca de uma centena de combatentes do Organismo de Libertação do Levante (aliança da Al-Qaeda na Síria). Outros seis veículos chegaram durante a madrugada da província de Deraa, com outros 100 combatentes e umas 30 famílias de civis. As autoridades de Damasco passam assim a dominar toda a região para sudoeste da capital.

O acordo de evacuação da zona foi alcançado entre o Organismo de Libertação do Levante e outras fações rebeldes e islâmicas, por um lado, e as autoridades sírias, por outro, depois de semanas de combates entre as partes e de intensos ataques aéreos e de artilharia por arte do exército governamental sobre a zona.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR