Volkswagen

Que crise? VW produziu 6 milhões de carros em 2017

O Dieselgate já lá vai. A Volkswagen, que produz mais de 60 modelos em cerca de 50 fábricas, distribuídas por 14 países, atingiu em 2017 o valor recorde de 6 milhões de unidades fabricadas.

Autor
  • Alfredo Lavrador

O processo do Dieselgate continua, tanto no que respeita ao apuramento das responsabilidades e no julgamento dos culpados, como no que toca ao recondicionamento dos veículos com o software malicioso, operação que continua a implicar custos anuais na casa dos vários milhares de milhões. Mas a crise em termos de vendas está sanada, com a Volkswagen a recuperar a confiança dos clientes, que adquiriram em 2017 o maior número de veículos da história da marca.

Golf, Polo, Jetta e Passat continuam a ser os modelos mais populares e com maior número de vendas, mas os Tiguan e Tiguan Allspace, bem como o Atlas, o Arteon e até o muito recente T-Roc, produzido em Portugal, deram um contributo importante para o incremento do sucesso comercial do fabricante alemão na Europa e nos EUA. Na China, o maior mercado do mundo, se todos estes modelos atraíram novos clientes, o maior sucesso fica a dever-se ao Santana, veículo específico para aquele país, onde é produzido numa série de versões distintas.

Para a Volkswagen, que afirma ter comercializado mais de 150 milhões de veículos desde que lançou o Carocha há 72 anos, os próximos tempos vão testemunhar grandes alterações, pois a aposta nos SUV é total e marca promete lançar mais 19 modelos nos próximos três anos.

Como se isto não bastasse, o fabricante alemão irá iniciar dentro de dois anos a produção da sua gama de veículos eléctricos a bateria, denominada I.D., que entre 2019 e 2021 vai incluir o I.D. com as dimensões exteriores do Golf, mas o espaço interior do Passat; o I.D. Crozz (um SUV com ar de coupé maior do que o Tiguan) e o I.D. Buzz; o sucessor do célebre Pão de Forma, que se apresentará como veículos multiusos. E a marca germânica pretende vender 1 milhão de unidades de eléctricos até meados da próxima década.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carro

Vote no primeiro concurso em Portugal dedicado ao automóvel cuja votação é exclusivamente online. Aqui quem decide são os leitores e não um júri de “especialistas” e convidados.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carroVote agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Presidente Trump

As semelhanças entre Obama e Trump

João Marques de Almeida

A eleição de Trump foi a derrota das elites bem pensantes e do establishment dos media, que prefere escrever para os seus egos e os seus pares em vez de tentar entender o que se está a passar nos EUA.

Vladimir Putin

Síria: não há forma de lavar a hipocrisia 

José Milhazes

Lavrov apoiou a acção turca porque os ataques visam curdos e outras forças sírias apoiadas pelos EUA. Não é difícil imaginar o regozijo reinante no Kremlin face à luta entre parceiros da NATO na Síria

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site