O Consumer Reports Annual Owner Satisfaction Survey (CR) é uma instituição, excepto para aquelas marcas que ficam mal classificadas nos estudos da organização americana. Em matéria automóvel, o CR é um inquérito destinado a tornar público a opinião de quem compra e utiliza os veículos. Logo, quem melhor sabe se satisfazem, ou não, no tipo de utilização que lhes é dado.

Já aqui lhe dissemos qual é a marca que mais agrada aos compradores, da mesma forma que já partilhámos consigo quais são os modelos que menos satisfizeram quem os adquiriu, segundo a CR. Vamos agora debruçarmo-nos sobre os veículos que mais agradam, seguindo o raciocínio inerente à questão: “Caso fosse possível, compraria de novo esse veículo?”

É certo que este é um inquérito exclusivo para o mercado americano que, lamentavelmente, não tem par em solo europeu. Mas não deixa de ser uma realidade que os consumidores do outro lado do Atlântico adquirem veículos idênticos aos vendidos na Europa e na Ásia, de forma crescente produzidos por construtores europeus. Esta realidade torna um estudo concebido a pensar no mercado americano cada vez mais interessante para os consumidores europeus. Pelo menos, até surgir do lado de cá do oceano um estudo de satisfação dos clientes similar.

O CR é exaustivo, mas para ajudá-lo a preparar as suas compras para 2018, partilhamos consigo a lista dos modelos que mais satisfizeram os consumidores em 2017, de acordo com seis categorias distintas: experiência de condução, conforto, custo, estilo, sistema áudio e climatização.

Veja na fotogaleria quais, segundo estes critérios, foram os 10 melhores modelos na opinião dos consumidores. Seis deles estão à venda no mercado europeu, três são produzidos por construtores japoneses e apenas um é oriundo de uma marca do Velho Continente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR