O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, afirmou esta terça-feira que o aumento do preço dos títulos dos transportes públicos nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto está “absolutamente em linha com a inflação”.

Segundo João Matos Fernandes, “o aumento médio dos transportes do país é de 2%” e este ano há “um limite que nunca tinha acontecido nos anos anteriores”, que impede aumentos de 4% ou 5%.

“O aumento médio é de 2%, o máximo que pode existir [por cada título] é de 2,5%. E no Andante e no Viva o aumento é de 1,4%”, frisou.

O ministro salientou também que, além do desconto de 25% nos passes Sub23, este ano há um desconto de 25% nos passes Sub18, o que quer dizer que “os títulos de transporte que são mais utilizados não só não aumentaram como até tiveram uma baixa no seu valor”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Matos Fernandes, que falava aos jornalistas à margem da cerimónia de tomada de posse do novo conselho de administração da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), destacou também que a diminuição dos custos de transporte “para aqueles que são os clientes mais habituais” permite conquistar mais passageiros.

Além deste fator, disse, as empresas de transporte público estão também a conquistar passageiros pelo “aumento da qualidade e da fiabilidade”. O ministro sublinhou, ao nível de impostos, que os clientes “podem reduzir todo o IVA da compra dos passes” em sede de IRS.

De acordo com um despacho recente do Governo, o preço dos bilhetes dos transportes públicos sofre este ano um aumento de até 2,5%, e todas as crianças e jovens vão beneficiar de um desconto de 25% nos passes mensais.

O documento refere que a atualização a aplicar na tarifa de cada título de transporte não pode ser superior a 2,5% sobre a tarifa atual, prevendo-se que os cartões Lisboa Viva, Viva Viagem/7 Colinas e Andante não sofram aumentos.

Já para os transportes coletivos rodoviários interurbanos de passageiros em percursos inferiores a 50 quilómetros (Rodoviária) e para os transportes coletivos nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto — Carris e STCP, transportes fluviais, e comboios urbanos e suburbanos em percursos inferiores a 50 quilómetros — foi fixada em 2% a percentagem máxima de aumento médio.

Desde segunda-feira que também todas as crianças e jovens, dos 4 aos 18 anos, beneficiam de um desconto de 25% nos passes mensais, “sem prejuízo dos descontos superiores já previstos para os estudantes beneficiários de ação social”.

Também o passe Sub23 @superior.tp, dirigido a todos os estudantes do ensino superior até aos 23 anos, foi alargado aos serviços de transporte coletivo de passageiros autorizados ou concessionados pelos organismos da administração central e regional, bem como aos serviços de transporte de iniciativa dos municípios, com um benefício igualmente de 23%.

Além disso, foi alargada a idade até à qual os estudantes de Medicina e de Arquitetura podem beneficiar deste título de transporte — até aos 24 anos.