Daniel Lucia começou cedo uma carreira como modelo, ganhou o prémio de Mister Navarra em 2005 e aventurou-se no mundo do agenciamento. Em 2015, quando tinha 32 anos, chefiava a Dana Models Agency em Pamplona com relativo sucesso até então. Agora, o Ministério Público pede uma pena sem precedentes de 409 anos e meio de prisão perante centenas de denúncias de jovens modelos que passaram pela agência, mas que nunca poderá passar dos 12 anos, como explica o El Español.

Os números falam por si e não apenas em relação à pena pedida: ao todo, irão subir a julgamento 129 denúncias, embora tenham existido mais de 140 casos de jovens (o Navarro.com chegou a falar em 182) que foram filmadas sem consentimento quando trocavam de roupa entre sessões fotográficas. O método, que o próprio assumiu, era sempre o mesmo: havia um primeiro contacto, fazia-se o book para entrar na agência e, no final, deixava a câmara ligada a gravar enquanto se mudavam.

Dani, como é conhecido, admitiu o crime e assumiu a sua obsessão sexual, ao mesmo tempo que revelou que a primeira vez em que deixou a câmara ligada foi de forma inadvertida. O facto de nunca ter partilhado as gravações nem em termos públicos nem com terceiros acaba por servir como atenuante ao modelo e empresário, que se encontra numa clínica a receber tratamento psicológico.

“Foi sempre muito simpático. Nunca trabalhei com ele como modelo mas as pessoas à volta dele que falavam comigo nunca tiveram uma opinião boa dele”, referiu ao El Español uma fonte que se cruzou com Dani em eventos de moda. “A mim não me transmitia confiança, mas não vi nenhum mau trato a modelos. Não assediava, mas sempre pensei que havia algo obscuro nele”, acrescentou uma modelo da agência.

Apesar do pedido anormal de 409 anos e meio de pena, Daniel Lucia nunca poderá ficar mais do que 12 anos na prisão, de acordo com o artigo 76 do Código Penal de Espanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR