Dívida Pública

Dívida pública desceu em novembro após pagamento ao FMI

Dívida pública caiu 2,4 mil milhões de euros em novembro de 2017, face ao mês anterior. É o impacto do pagamento antecipado de empréstimo ao FMI. É o valor mais baixo desde janeiro do ano passado.

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

A dívida pública caiu 2,4 mil milhões de euros em novembro, fixando-se nos 242,8 mil milhões de euros. Este é o valor mais baixo desde janeiro do ano passado. Segundo o boletim estatístico do Banco de Portugal, esta variação negativa “reflete essencialmente o reembolso antecipado de empréstimos do Fundo Monetário Internacional (2,8 mil milhões de euros).”

A dívida do Estado está a descer desde agosto, quando atingiu o valor máximo de 250,3 mil milhões de euros, seguindo a trajetória anunciada pelo Governo que prevê que o endividamento público baixe no final de 2017, ao contrário do que aconteceu nos anos recentes.

A acompanhar a redução da dívida, os depósitos do Estado diminuíram 1,8 mil milhões de euros em novembro. A dívida pública líquida, ou seja, descontando os depósitos, teve uma descida mais moderada, da ordem dos 600 milhões de euros, face ao. registado em outubro. Situou-se em 222,2 mil milhões de euros.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: asuspiro@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site