Um ‘míssil’ em gelo foi uma das principais atrações nas celebrações de ano novo na capital da Coreia do Norte, Pyongyang. Imagens divulgadas pelos meios de comunicação estatais mostram vários norte-coreanos na rua a posar para fotografias em frente a várias esculturas em gelo representando, além do grande míssil, um tanque de guerra e outros elementos bélicos, mas também outros símbolos norte-coreanos, como um trator e um barco de pesca.

Uma das esculturas de gelo exibidas nas comemorações representava um tanque de guerra (KIM WON-JIN/AFP/Getty Images)

De acordo com as autoridades norte-coreanas, o míssil representado na escultura de gelo será um Hwasong-15, um míssil balístico intercontinental que a Coreia do Norte desenvolveu recentemente e que diz ser capaz de alcançar “todo o território dos Estados Unidos”. Trata-se de um míssil muito mais avançado tecnologicamente do que os anteriores e significativamente maior do que o Hwasong-14, que até novembro do ano passado era o mais potente do regime de Kim Jong-un.

Como é o último míssil lançado pela Coreia do Norte? Maior, mais poderoso e assustador

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O míssil em causa foi testado pela primeira vez em novembro de 2017. Na altura, vários especialistas disseram acreditar que o engenho seria capaz de atingir alvos a 13 mil quilómetros de distância, o suficiente para chegar a Washington. No teste de novembro, o míssil viajou 950 quilómetros antes de se despenhar no oceano, perto do Japão. Estima-se que deste teste o míssil saiu da atmosfera terrestre e começou a desintegrar-se quando tornou a entrar.

As imagens do ‘míssil’ de gelo foram divulgadas depois do discurso de ano novo de Kim Jong-un, em que o líder norte-coreano revelou que a Coreia do Norte tinha completado o programa nuclear, pelo que as armas nucleares são agora uma realidade e não uma “chantagem”. “O botão nuclear continua na minha secretária. Não se trata de uma chantagem, mas da realidade”, disse o líder norte-coreano.

“O botão nuclear continua na minha secretária”. Líder da Coreia do Norte anuncia que programa nuclear está completo

No mesmo discurso, Kim Jong-un mostrou abertura para negociações com a Coreia do Sul relativamente à presença de uma delegação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de inverno em PyeongChang (Coreia do Sul), que vão decorrer entre 9 e 25 de fevereiro.

No dia seguinte, o ministro sul-coreano para a unificação sugeriu publicamente que os dois países possam sentar-se à mesa numa ronda negocial de alto-nível a 9 de janeiro. “Esperemos que Sul e Norte se possam sentar, frente a frente, para debater a participação da Coreia do Norte nos jogos de PyeongChang, tal como outras questões de interesse mútuo para melhorar as relações intercoreanas”, disse o ministro Cho Myoung-gyon.

Seul propõe a Pyongyang conversações oficiais a 9 de janeiro