Em 1587, o cartógrafo italiano Urbano Monte desenhou um mapa-mundi gigantesco. Em mais de 60 folhas, detalhou o mundo que se conhecia no século XVI e construiu a representação mais fiel do planeta Terra que existia até àquela altura. O mapa, distribuído pelas sessenta folhas, incluía indicações para juntar as peças do puzzle e admirar a peça por inteiro.

Alguns especialistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, seguiram as pistas e, pela primeira vez em mais de 400 anos, o mapa de três por três metros está completo. Mas o impressionante comprimento não é só literal. David Rumsey, colecionador de mapas históricos que trabalha em Stanford, disse ao El País que o mapa é “artisticamente grande”. O investigador acrescenta que “tem informação sobre eclipses, a direção dos ventos ou a duração dos dias nas diferentes zonas do mundo”.

Além do tamanho colossal e do impressionante detalhe, o mapa de Urbano Monte tem outra particularidade: está desenhado a partir do Pólo Norte. Ou seja, o centro do mapa é o Ártico. Nas instruções, o cartógrafo, que vivia em Milão, aconselhava quem encontrasse o mapa a juntar todas as folhas sobre uma bola de madeira. O mapa é, na sua versão final, um globo terrestre.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A equipa da Coleção de Mapas Históricos David Rumsey digitalizou todas as folhas e disponibilizou-as online. Além disso, partilhou imagens do mapa enquanto globo – tal como Monte tinha idealizado. E é aqui que é possível ver onde o italiano acertou e onde falhou. Urbano Monte detalhou o Japão de uma maneira inovadora e surpreendente, com a indicação de dezenas de povos e uma localização geográfica exímia. Contudo, errou redondamente no formato da ilha. Mas foi o primeiro a retratar o estado norte-americano da Califórnia enquanto península e não ilha, como era normalmente desenhado até ao século XVI.

Um olhar mais atento revela pormenores deliciosos. O mapa está cheio de monstros e criaturas imaginárias, como sereias, dragões e aves gigantes. David Rumsey explica que, na altura, os cartógrafos desenhavam figuras que não existiam para ocupar os espaços vazios nas obras que criavam. Mas Urbano Monte não quis apenas retratar a terra, o mar e a natureza do século XVI. O italiano desenhou o rei Filipe II de Espanha, primeiro de Portugal, o rei polaco, o imperador do Império Romano, o sultão da Turquia, o rei da Etiópia e o Papa Sisto V.

O cartógrafo italiano desenhou dois mapas iguais: um está guardado em Milão, este outro pertencia a privados até ser comprado por David Rumsey. O mapa colossal, que inclui um auto-retrato de Urbano Monte, está agora finalmente completo.