Vinte e quatro pessoas morreram devido a 28 acidentes de viação na quadra festiva em estradas moçambicanas, anunciou esta terça-feira o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), Inácio Dina.

“Fazendo uma analise preliminar, houve o registo de 28 acidentes que provocaram 24 óbitos contra 34 do ano passado neste mesmo período”, afirmou Inácio Dina, dando conta da existência de 18 pessoas feridas.

O porta-voz da Polícia da República de Moçambique falava, em Maputo, durante a conferência de imprensa de balanço das atividades policias durante a quadra festiva.

Durante este período, acrescentou Inácio Dina, a polícia moçambicana prendeu mais de 30 pessoas por envolvimento em diversos crimes, além de apreender quatro armas de fogo e 29 balas.

“Continuamos a fazer o apelo às comunidades para denunciar qualquer infração usando as nossas linhas verdes”, disse o porta-voz, acrescentando que, apesar dos óbitos nas estradas, o balanço preliminar é positivo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dados do Instituto Nacional dos Transportes Terrestres indicam que de janeiro a setembro de 2017 foram registados 1.478 casos de acidente de viação, que mataram 1.057 pessoas em todo país.

Em 2016, por sua vez, o país registou 1.379 óbitos em 1.688 acidentes de viação.

Em média, ainda segundo os dados, cinco pessoas morrerem diariamente vítimas de acidentes de viação nas estradas moçambicanas.