Elétricos

Byton. Olhó SUV eléctrico chinês com ecrã gigante

Se o tema é mobilidade eléctrica, então, os chineses não param! Agora é a Byton, fundada por ex-executivos da BMW e da Nissan, que promete levar ao CES um SUV eléctrico com um ecrã de 1,27 metros!

Autor
  • Francisco António
Mais sobre

Startup chinesa desconhecida da maioria dos consumidores, a Byton acaba de anunciar a intenção de marcar presença na próxima edição da principal feira de tecnologia realizada no continente americano, a Consumer Electronics Show, em Las Vegas, EUA, com um SUV eléctrico. Do qual, aliás, apresenta desde já vários teasers e imagens.

Fundada por ex-executivos, tanto da BMW como da Nissan, e liderada pelo antigo chefe da divisão eléctrica “i” da marca bávara, Carsten Breitfeld, a ainda jovem Byton promete, assim, juntar-se à “corrida eléctrica” com um modelo que contará também com várias funções de condução autónoma, segundo a marca. Entre estas capacidades, destaque-se o facto de o veículo ser capaz de “aprender”, ao “observar” os ambientes em redor, retendo essas imagens e cenários, ao mesmo tempo que os comunica aos outros carros da marca (quais é outra conversa…).

A Byton antecipa ainda que o modelo será capaz de autonomias acima dos 483 quilómetros, ao mesmo tempo que consegue recarregar o suficiente da bateria “durante o tempo em que o condutor desfruta de uma chávena de café”, refere a empresa chinesa. Resta saber de que tamanho…

Nas fotos já divulgadas, o SUV, que ainda não tem nome, deixa antever um pouco das linhas exteriores e, em particular, uma assinatura luminosa muito particular e vanguardista. Já no interior evidencia-se um enorme ecrã digital, de 50″, a ocupar toda a largura do tablier e no qual são exibidas as mais diferentes funcionalidades, acessíveis tanto a condutor, como ao passageiro da frente.

Não contentes com tão impressionante painel, os responsáveis da Byton decidiram ainda colocar uma espécie de tablet ao centro do volante, com o fabricante a prometer que o SUV terá não só Wi-Fi 5G, mas também uma interface capaz de reconhecer o rosto, a voz e os gestos do condutor. Resta esperar para ver…

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carro

Vote no primeiro concurso em Portugal dedicado ao automóvel cuja votação é exclusivamente online. Aqui quem decide são os leitores e não um júri de “especialistas” e convidados.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carroVote agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site