O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, felicitou esta quarta-feira o Presidente eleito da Libéria, o ex-futebolista internacional George Weah, manifestando otimismo no estreitamento das relações bilaterais.

Na mensagem, constante de uma carta distribuída à imprensa em Maputo, Nyusi considera a eleição de Weah um reflexo claro da confiança e estima do povo liberiano pelo novo chefe de Estado.

“Estou confiante que a vossa eleição irá proporcionar-nos uma oportunidade para fortalecer, ainda mais, as relações existentes entre os nossos dois governos e povos, quer ao nível bilateral, quer ao nível multilateral no contexto da União Africana, Nações Unidas e outras organizações internacionais de que somos membros”, lê-se na carta.

O antigo futebolista George Weah venceu a segunda volta das presidenciais realizadas no passado dia 26 de dezembro.

Weah, do Congresso pela Mudança Democrática (CCD), obteve 61,5% de votos expressos, enquanto o vice-Presidente Joseph Boakai, do Partido Unido, no poder na Libéria, reuniu somente 38,7%.

Na presidência da Libéria, George Weah sucede a Ellen Johnson-Sirleaf, prémio Nobel da Paz em 2011, a primeira mulher chefe de Estado em África.

George Weah, de 51 anos, já tinha ficado em primeiro na primeira volta das eleições presidenciais, a 10 de outubro, mas não logrou a maioria exigida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR