Isabel II irá recordar a sua coroação e a do pai, Jorge VI, para um documentário da BBC, a propósito dos 65 anos da coroação da Rainha de Inglaterra. “A Rainha irá ver imagens oficiais e privadas e partilhar memórias da cerimónia, bem como memórias da [coroação] do seu pai, o Rei Jorge VI, em 1937”, lê-se no site da Royal Collection Trust, organismo que gere a coleção de arte da família real britânica.

Segundo o jornal inglês The Telegraph, o programa irá abordar também a história das joias da coroa e as cerimónias para as quais foram utilizadas. No total, são 140 peças que contêm 23 mil pedras preciosas, acrescenta a Royal Collection Trust.

O documentário, intitulado “The Coronation”, terá a duração de uma hora e conta com testemunhos de pessoas que assistiram à coroação de Isabel II, entre elas a dama de honor que quase desmaiou durante a cerimónia e um menino do coro, na altura com 12 anos. O programa explora ainda a história da Coroa de Santo Eduardo (St Edward’s Crown), destruída após a Guerra Civil Inglesa e reconstruida para a Coroação de Carlos II em 1661. Foi esta a coroa utilizada pela Rainha de Inglaterra, na sua coroação a 2 de junho de 1953. Tinha 27 anos.

A Rainha Isabel II no dia da sua coroação, a 2 de junho de 1953, na Abadia de Westminster (Londres) (AFP/Getty Images)

Recorde-se que Isabel II subiu ao trono na sequência da morte do seu pai, a 6 de fevereiro de 1952. Jorge VI, segundo filho do Rei Jorge V, sucedeu ao seu irmão, Eduardo, que abdicou do trono para casar com a socialite americana divorciada Wallis Simpson. A coroação deu-se a 12 de maio de 1937, tinha Isabel II nove anos.

O Rei Jorge VI, com a mulher, Elizabeth Bowes-Lyon, e as filhas, Isabel e Margarida, no Palácio de Buckingham (Getty Images)

“The Coronation” faz parte de uma parceria entre a BBC e a Royal Collection, “The Royal Collection Season”, que inclui uma série de programas que serão transmitidos tanto na televisão como na rádio durante os meses de janeiro e fevereiro de 2018.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR