Cristiano Ronaldo já viaja a bordo de um desde 2015, ainda que o negócio funcionasse em regime de aluguer. Agora, Antonio Banderas junta-se ao clube — certamente que há um clube — das celebridades que têm o seu próprio Gulfstream G200. Um avião a jato que pode transportar até 10 pessoas sentadas mas que, eventualmente mais importante que isso, tem um valor de fábrica a rondar qualquer coisa como os 20 milhões de euros.

Perante estes valores, o negócio de Banderas pode ser encarado como uma pechincha. Os contornos do negócio foram contados pela espanhola Vanitatis, onde se lê que as negociações demoraram vários meses. A empresa de telecomunicações Telefónica está numa fase de contenção de custos operacionais e, ao olhar para o seu portefolio, percebeu que tinha um Gulfstream de que se podia desfazer. É aí que surge Antonio Banderas, desejoso de fechar o ano de 2017 com um novo “brinquedo” nas mãos.

O Gulfstream já está em Londres, instalado próximo à quinta em que o ator andaluz vive na maior parte do ano, depois de ser submetido a um controlo de segurança em Espanha. Mais alguns números: as dez pessoas que podem viajar a bordo do avião a jato (18, se não fizerem questão de ir sentadas, duas das quais compõem a tripulação) contam com uma cozinha totalmente equipada, duas casas de banho e vários apontamentos de luxo. O estilo da decoração fica ao gosto do cliente.

A velocidade máxima pode chegar, segundo a construtora, aos 900 quilómetros por hora e tem uma autonomia de mais de seis mil quilómetros. E manter isto tudo, quanto custa? Muito dinheiro, e essa foi uma das razões para a Telefónica estar tão interessada em arranjar-lhe outro dono. Só em salários dos pilotos, são entre sete e 10 mil euros por mês. Num ano, entre revisões, operação e manutenção, a fatura estará entre os 700 mil e um milhão de euros, contas da Vanitatis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

António Banderas faz exames ao coração

Mesmo com negócios milionários acabados de fechar, até ver, o ano de 2018 de Antonio Banderas começa de forma tranquila que há um ano. Nesse momento, Banderas dava entrada num hospital de Londres com queixas de dores no peito. Meses mais tarde, o ator acabaria por confirmar ter passado por alguns problemas físicos. Um “susto” do passado.