À semelhança de outras cidades europeias, como Lisboa, Bruxelas decidiu correr com os motores mais poluentes. Mas, ao contrário das suas congéneres, a Low Emission Zone (LEZ) abrange toda a cidade, limitada pelo anel que a circunda. O objectivo é melhorar a qualidade do ar que se respira, obrigando ao registo de todos os veículos que pretendam circular na capital e controlando-os, depois, através de um sistema de câmaras de vídeo que identifica as matrículas.

A cidade que acolhe a sede do Parlamento Europeu não é a primeira a implementar este tipo de medidas, mas aplicou de longe as sanções mais duras. Em Londres, por exemplo, a interdição restringe-se a uma área muito mais pequena e só está limitada aos veículos mais poluentes durante a semana, entre as 07h00 e as 18h00. Já em Bruxelas a vigilância vai funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana. Por enquanto, ainda não há multas, mas isso muda a partir de Junho, altura em que o fisco local passará a cobrar entre 150 e 300€ a cada prevaricador.

Para já, impedidos de circular ficam os modelos com motor diesel de acordo com a norma Euro 0 e Euro 1, produzidos até 1997, a menos que adquiram uma isenção especial por apenas um dia. Em 2019, a malha vai apertar, impedindo de circular os diesel Euro 3 e gasolina Euro 2 (ambos fabricados entre 1997 e 2001), com a regulamentação a continuar a limitar o acesso a cada ano que passa.

E quem pensa que os veículos a GPL ou a Gás Natural estão safos, a resposta é sim e não. Sim, porque durante 2018 podem circular livremente. Mas, a partir de 2019, não. A menos que sejam acima de Euro 2, o que lhes vai permitir visitar a cidade, mas só até 2022.

Como seria de esperar, os veículos pesados não foram esquecidos e também eles vão receber ordem de marcha, para fora da LEZ.

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