O livro Fire and Fury: Inside the Trump White House, do jornalista Michael Wolff, vai ser publicado na próxima terça-feira. O autor faz uma série de revelações, entre relatos explosivos e o caos existente no seio da presidência dos Estados Unidos. Uma delas é que Ivanka Trump poderá estar a preparar o caminho para a presidência.

Segundo o jornal The Guardian, os vários excertos publicados pelo jornal britânico e, depois, pela New York Magazine, deixam a descoberto o acordo feito pela filha do presidente norte-americano e o seu marido, Jared Kushner, relativamente à possibilidade de Ivanka Trump concorrer à Casa Branca, se para tal houver oportunidade.

Entre eles dois [Ivanka Trump eJaredKushner], fizeram um acordo: se alguma vez no futuro surgisse oportunidade, ela candidatar-se-ia a presidente. A primeira mulher presidente não seria Hillary Clinton, seria IvankaTrump”, revelou a BBC.

Entre outras coisas, na obra pode ler-se que Steve Bannon, principal estratega da campanha de Trump, considerou “pouco patrióticos” e uma “traição” os contactos mantidos com agentes ligados ao Kremlin durante a campanha de Donald Trump Jr, o filho do Presidente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Wolff publica também uma conversa entre Trump e Rupert Murdoch sobre a política de imigração, que levou o gigante dos média a rotular o presidente norte-americano de “maldito idiota”. Para além disto, toda a equipa da campanha de Trump esperava uma derrota, enquanto o agora presidente dos EUA estava radiante e dizia coisas como “Isto é maior do que alguma vez sonhei” e “Nós ganhámos totalmente”.

Ao que parece, no dia da cerimónia de inauguração, Donald Trump estava visivelmente irritado, tendo discutido com a agora primeira-dama e queixado-se de vários aspetos.

Trump não gostou da sua própria inauguração. Ele estava irritado (…) e visivelmente a discutir com a sua esposa, que parecia à beira de se lavar em lágrimas. Durante o dia, esteve com aquilo a que chamam a sua cara de golfe: irritado, ombros encurvados, cabeça encolhida e os lábios franzidos”, lê-se num dos excertos.

As revelações não ficam por aqui, Trump achou a Casa Branca “incómoda” e “irritante”, segundo revelou a BBC e ao que parece, seis semanas depois de ter tomado posse, a Administração não sabia identificar as prioridades. A chefe de gabinete da Casa Branca terá perguntado a Jared Kushner “Quais são as três prioridades desta Casa Branca?”, e segundo o autor, Wolff, “Kushner estava totalmente sem resposta”.

Esta obra suscita muita curiosidade e terá um impacto extraordinário, uma vez que nada semelhante foi alguma vez publicado.

Steve Bannon critica Trump Jr. em novo livro. Presidente responde: “Ele ficou doido”