Os Centro de Saúde de Coimbra vão funcionar aos fins de semana durante o mês em janeiro, entre as 10:00 e as 18:00, devido ao pico da gripe, anunciou esta sexta-feira a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Em comunicado, a ARSC adianta que, a partir de sábado, vão estar abertas as unidades de Celas, Eiras, Fernão Magalhães, Norton de Matos e São Martinho, com uma equipa para atendimento de situações de doença aguda.

A abertura dos centros de saúde nos períodos anunciados insere-se nas medidas preconizadas no Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Inverno 2017/2018, que, na região Centro, é coordenado pelo Departamento de Saúde Pública da ARSC.

Já na véspera de Ano Novo, os mesmos Centros de Saúde estiveram a funcionar, tendo realizado, no total, 43 consultas.

A ARSC recomenda ainda à população que, em caso de necessidade, aceda à linha Saúde 24, através do número 808242424, que faz a triagem, aconselhamento e encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado às necessidades de cada situação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Perante as previsões de temperaturas baixas e queda de neve nas terras altas da região Centro, alerta-se os cidadãos para a necessidade de adotarem um conjunto de procedimentos que, mantendo o seu conforto térmico, previnam os efeitos do frio na saúde.

De acordo com a ARSC, os centros de saúde de Coimbra mantém o seu horário normal durante a semana, mas, em caso de necessidade, estão preparados para se proceder ao alargamento.

Acrescenta ainda que o alargamento de horários e reforço de equipas está previsto para todos os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da região Centro, em caso de necessidade.