A editora Relógio d’Água vai publicar, pela primeira vez em Portugal, a obra completa de Arthur Rimbaud. O volume, que chega às livrarias já neste mês de janeiro, inclui todos os poemas em verso do poeta francês, escritos entre 1868 e 1873, e ainda Une saison en enfer (Uma temporada no inferno) e Illuminations (Iluminações), obras já publicadas em português. Esta última é considerada um dos maiores trabalhos de Rimbaud e foi a última composta pelo francês antes de abandonar completamente a escrita, aos 21 anos de idade. Além da poesia, a edição da Relógio d’Água inclui ainda cartas escritas pelo poeta entre 1870 e 1875, os anos do seu período criativo.

Nascido a 20 de outubro de 1854, em Charleville-Mézières, no norte de França, Arthur Rimbaud começou a escrever muito jovem, mostrando desde cedo um talento nato para a escrita. Morreu aos 37 anos, a 10 de novembro de 1891, depois de ter sido diagnosticado com cancro, deixando uma obra curta (escreveu apenas durante cinco anos) mas que veio a influenciar profundamente o trabalho de poetas e escritores que lhe seguiram, nomeadamente da corrente simbolista. Une saison en enfer, que escreveu quando tinha apenas 19 anos, é hoje considerado um importante percursor da literatura modernista.

Além de Obra Completa de Arthur Rimbaud, a Relógio d’Água vai ainda publicar este mês uma série de outros títulos, sobretudo de ficção. A China em Dez Palavras, de Yu Hua — um antigo dentista chinês que decidiu dedicar-se à literatura por estar farto de “olhar para a boca das outras pessoas o dia todo” –, Sonhos Eléctricos, de Philip K. Dick (autor de Será que os Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?), Para o Casamento, de John Berger, e Alguma Coisa Tem de Chover. A Minha Luta: 5, de Karl Ove Knausgård, são alguns deles.

A editora vai também dar continuidade à republicação das obras de Agustina Bessa-Luís com A Ronda da Noite. O prefácio é de António Mega Ferreira. E porque livros nunca são de mais, em breve devem também chegar às livrarias Prefácios, de Søren Kierkegaard, e Na Rússia com Rilke. Diário da Viagem com Rainer Maria Rilke em 1900, de Lou Andreas-Salomé. Tudo com a chancela da Relógio d’Água, que irá lançar ainda um outro livro de poesia em janeiro: A Ciência das Sombras, de Bernardo Pinto de Almeida, com desenhos de Julião Sarmento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR