A autoridades marítimas a realizar operações para retirar o combustível do ferryboat que encalhou ontem ao largo da Ilha do Pico. Antes foram colocadas no mar mangas para estancar qualquer derrame de combustível. Ana Cunha, secretária regional dos Transportes adianta, em declarações à Renascença que este domingo vai ser feita uma avaliação com recurso a mergulhadores.

“Está tudo dependente dessa avaliação inicial que implica uma equipa de mergulhadores ir aos barcos, para depois definir os procedimentos seguintes. Entretanto foram colocadas mangas no mar à volta do barco de forma a evitar que qualquer fuga de combustível se alastre para além dessa zona delimitada”, refere a governante regional.

Quanto à retirada do navio “Mestre Simão”, o trabalho vai ser efetuado nos próximos dias.

O ferryboat Mestre Simão tem capacidade para cerca de 300 passageiros, mas transportava apenas 70 pessoas (61 passageiros e nove membros da tripulação) quando encalhou no sábado de manhã. A embarcação da AtlânticoLine fazia a ligação entre as ilhas do Pico e do Faial. Os passageiros foram logo retirados.

A greve dos trabalhadores da Atlânticoline foi suspensa “por tempo indeterminado” devido ao incidente com o “Mestre Simão”, um dos navios da operadora marítima açoriana, disse o dirigente nacional do Sindicato da Marinha Mercante, Clarimundo Batista.

“A greve foi suspensa por tempo indeterminado e as partes, naturalmente, vão sentar-se à mesa e irão conversar, não vamos aproveitar a desgraça alheia para tirar partido, portanto, somos pessoas responsáveis e conscientes e não era altura de mantermos esta exigência uma vez que a infelicidade bateu à porta”, afirmou Clarimundo Batista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR