Eis o que se sabe: Diana Quer esteva desaparecida 496 dias. A três dias do fim de 2017, o principal suspeito, José Enrique Abuín Gey, conhecido por El Chicle, depois de a mulher o ter deixado sem álibi, confessou o crime: na madrugada de 22 de agosto de 2016 tentou violar a jovem madrilena mas acabou por estrangulá-la depois dela ter resistido. O crime aconteceu em Rianxo, na Corunha, Espanha — o mesmo local onde o corpo foi encontrado.

No último dia do ano, as autoridades seguiram as indicações dadas por El Chicle e encontraram o cadáver num poço de dez metros, num edifício industrial abandonado em Rianxo. Apesar do tempo decorrido desde a morte, por estar submerso, o corpo de Diana Quer estava em boas condições — suficientes para concluir de imediato que pertencia à jovem. Ainda assim, foram realizados testes de ADN que deram a confirmação oficial.

[jwplatform wLGenp3T]

Agora, só falta esperar pelo resultado da autópsia para completar a história. É a peça que falta para que se possa responder às perguntas que ainda não têm respostas. Para já, sabe-se que um aspeto da versão contada pelo El Chicle é verdadeira e, agora, oficial: Diana Quer morreu mesmo de estrangulamento, de acordo com informações avançadas pelo jornal espanhol El Mundo, que teve acesso a algumas partes dos resultados da autópsia. Mas esta resposta está longe de ser a única que se procurava. Faltam outras:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como é que El Chicle estrangulou Diana?

Na confissão, El Chicle disse que estrangulou Diana — a única informação confirmada pela autópsia — depois de a tentar violar e de a jovem ter resistido. Mas como? De acordo com a versão contada pelo autor do crime, El Chicle terá amarrado as mãos de Diana com algumas braçadeiras de serrilha e, de seguida, usou o mesmo método para prender o pescoço ao encosto de cabeça do banco do carro para onde a arrastou.

Diana foi encontrada no poço, amarrada a blocos de cimento, a oito metros de profundidade. No poço, a equipa forense encontrou também uma braçadeira de serrilha, revela o jornal El Español, que poderá ter sido de facto usada para estrangular a jovem ou para prender alguns dos seus membros aos blocos de cimento usados para manter o corpo submerso. A autópsia deverá determinar agora como exatamente foi Diana estrangulada e se as lesões que apresenta no pescoço ocorreram antes ou depois da morte.

“Morena, vem aqui”. A história dos 496 dias do desaparecimento de Diana Quer

Onde é que Diana Quer morreu?

Sabe-se que o crime aconteceu em Rianxo, na Corunha. É certo. Mas onde é que Diana morreu exatamente? El Chicle pode ter estrangulado a jovem no banco do carro quando, de acordo com o que revelou, lhe prendeu o pescoço com braçadeiras de serrilha ao apoio de cabeça do banco. Segundo a sua versão, El Chicle terá depois prendido os blocos de cimento ao corpo de Diana e, posteriormente, atirado-a para o poço, já morta.

Mas há ainda outra possibilidade: El Chicle poderá ter prendido os blocos de cimento aos membros de Diana e atirado a jovem para o poço ainda viva. Diana terá então morrido afogada. A autópsia determinará se a jovem já chegou cadáver ao poço de água ou se estava viva.

Houve agressão sexual?

Caso a resposta seja afirmativa, a história pode tomar um rumo diferente. É que o advogado de El Chicle, José Ramón Sierra, tem uma decisão já tomada caso o resultado da autópsia revele que Diana sofreu agressões sexuais: deixará de o representar. “Como defesa, [a versão de El Chicle] esperamos que seja verdade. Se não for assim, temos um cenário muito diferente, não para defender mas para afastar-nos do caso, por uma questão de confiança porque podemos enganar-nos, mas não tanto”, explicou Sierra em declarações ao jornal espanhol El Mundo.

El Chicle diz que não. Os resultados da autópsia podem ou não confirmar esta versão. Até lá, El Chicle está em risco de ficar sem advogado.

Advogado de El Chicle vai deixar de o representar se houver indícios de agressão sexual

Houve mais alguém envolvido no crime?

De facto, houve mais alguém envolvido neste crime: a mulher de El Chicle. Não que — pelo que se sabe até ao momento — tivesse colaborado com o autor da morte de Diana no estrangulamento em si, mas no desenrolar da história.

Rosario Rodríguez, com quem o assassino é casado há 15 anos, protegeu o marido ao longo de toda a investigação, ao dizer às autoridades que estava com ele na noite do desaparecimento da jovem madrilena. Foi também Rosario que fez com que El Chicle fosse descoberto nos últimos dias do ano. Pressionada, a mulher disse às autoridades que mentiu e que não esteve com El Chicle naquele noite. E ele, quando a viu na prisão onde também deu entrada depois de ser detido (uma táctica da polícia), acaou a confessar e a gritar “ela não tem nada a ver com isto, só eu!”.

Mesmo assim, a polícia continua a investigar Rosario para saber se houve delito sexual praticado por ambos.

Foi intencional ou não?

Como o corpo de Diana Quer esteve submerso durante mais de um ano, está em elevado estado de conservação. Várias conclusões podem ser tiradas da autópsia. Uma delas é bem específica: se El Chicle matou Diana Quer intencionalmente ou não.