União Europeia

Sentimento económico com novos máximos em dezembro na zona euro e na UE

O sentimento económico acelerou no mês de dezembro na zona euro e na União Europeia, atingindo novos máximos. Ainda assim, o indicador recuou em Espanha.

M

Autor
  • Agência Lusa

O sentimento económico acelerou, em dezembro, para os 116,0 pontos na zona euro e os 115,9 na União Europeia (UE), atingindo os níveis mais altos desde outubro e agosto de 2000, respetivamente, segundo a Comissão Europeia.

Na zona euro, o sentimento económico cresceu em dezembro 1,4 pontos face a novembro (para os 116,0) e 1,6 pontos na UE (para os 115,9), mantendo uma tendência de aceleração desde o outono de 2016.

De acordo com dados da Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, nos 19 países da moeda única, a subida do indicador resultou da melhoria da confiança nos setores dos serviços, comércio de retalho e construção.

Entre as cinco maiores economias da zona euro, o indicador subiu em França (2,3 pontos), na Alemanha (1,6) e na Holanda (0,7), manteve-se estável em Itália e recuou em Espanha (-0,8 pontos).

Nas duas maiores economias fora da zona euro, o sentimento económico subiu no Reino Unido (3,6 pontos) e na Polónia (1,2).

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Eutanásia

Eutanásia: uma falsa compaixão

João Muñoz de Oliveira

Todos sabemos que a vida não nos pertence por completo: foi-nos dada pelos nossos pais como um dom, pelo que não temos domínio absoluto sobre ela. E este ponto reforça os argumentos contra a eutanásia

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site