Este SUV 100% eléctrico, concebido por uma startup chinesa que tem como fundadores os ex-directores da divisão “i” da BMWe da Nissan/Infiniti na China, foi apresentado no CES, a maior e mais importante feira de tecnologia realizada no continente americano e que está a decorrer até 12 de Janeiro, em Las Vegas. Ainda sem nome definitivo, o concept exibe linhas exteriores que, garante a Byton, serão respeitadas em cerca de 85% pelo modelo de produção, o qual deverá chegar ao mercado lá mais para o final de 2019.

A nova marca automóvel fundada pela startup Future Mobility Corp. – onde Daniel Kirchert (ex-Infiniti) é presidente e Carsten Breitfeld (ex-BMW) é CEO –, apostou assim num crossover cujas linhas não escondem a inspiração em alguns modelos da Nissan e também da Land Rover.

As maiores novidades surgem no interior, através da disponibilização de um enorme ecrã digital com 1,27 metros, a ocupar toda a largura do tablier, no qual são exibidas as mais diferentes funcionalidades, destinadas tanto ao condutor como ao passageiro.

Byton. Olhó SUV eléctrico chinês com ecrã gigante

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Provavelmente não satisfeitos com um tal “painel”, os engenheiros decidiram colocar ainda uma espécie de mini-tablet no centro do volante, onde passam informações mais específicas para quem conduz. Com o fabricante a prometer que o SUV terá não só Wi-Fi 5G, mas também uma interface capaz de reconhecer o rosto, a voz e os gestos do condutor.

Na apresentação, a companhia garantiu que o enorme ecrã digital a preencher todo o tablier é mesmo para manter no modelo de produção. Ao passo que, no exterior, as alterações resumir-se-ão à introdução de espelhos retrovisores, que no concept foram substituídos por câmaras – a regulamentação na generalidade dos países obriga à utilização de retrovisores exteriores com espelhos –, assim como alguns ajustes menores no design da frente e da traseira.

Depois de ter falado numa autonomia acima dos 483 km, aquando da divulgação dos primeiros teasers, a Byton apresentou no CES números ligeiramente mais comedidos. Anunciando que, na versão base, equipada com um único motor eléctrico de 272 cv, montado na traseira, o SUV deverá ser capaz de cumprir pouco mais de 400 km (402 km, mais concretamente), com uma só carga na bateria. Já a versão com dois motores eléctricos, a debitar um total de 476 cv, deverá oferecer uma autonomia a rondar os 523 km. Quanto a preços, a companhia espera conseguir lançar o modelo no mercado americano por valores a partir dos 45 mil dólares, ou seja, pouco mais de 37.000€.

Finalmente, e procurando rivalizar com as promessas de outros fabricantes de automóveis eléctricos, a Byton anuncia desde já que o seu modelo de estreia será proposto com tecnologia de condução autónoma de nível 3 (considerada ainda semi-autónoma). Com o nível 4 a ser introduzido depois de 2020. Muito provavelmente, já com os novos modelos que o fabricante tem previsto introduzir, e que passam por um sedan e um compacto, ambos baseados na mesma plataforma.