Este SUV 100% eléctrico, concebido por uma startup chinesa que tem como fundadores os ex-directores da divisão “i” da BMWe da Nissan/Infiniti na China, foi apresentado no CES, a maior e mais importante feira de tecnologia realizada no continente americano e que está a decorrer até 12 de Janeiro, em Las Vegas. Ainda sem nome definitivo, o concept exibe linhas exteriores que, garante a Byton, serão respeitadas em cerca de 85% pelo modelo de produção, o qual deverá chegar ao mercado lá mais para o final de 2019.
A nova marca automóvel fundada pela startup Future Mobility Corp. – onde Daniel Kirchert (ex-Infiniti) é presidente e Carsten Breitfeld (ex-BMW) é CEO –, apostou assim num crossover cujas linhas não escondem a inspiração em alguns modelos da Nissan e também da Land Rover.
As maiores novidades surgem no interior, através da disponibilização de um enorme ecrã digital com 1,27 metros, a ocupar toda a largura do tablier, no qual são exibidas as mais diferentes funcionalidades, destinadas tanto ao condutor como ao passageiro.
Provavelmente não satisfeitos com um tal “painel”, os engenheiros decidiram colocar ainda uma espécie de mini-tablet no centro do volante, onde passam informações mais específicas para quem conduz. Com o fabricante a prometer que o SUV terá não só Wi-Fi 5G, mas também uma interface capaz de reconhecer o rosto, a voz e os gestos do condutor.
Na apresentação, a companhia garantiu que o enorme ecrã digital a preencher todo o tablier é mesmo para manter no modelo de produção. Ao passo que, no exterior, as alterações resumir-se-ão à introdução de espelhos retrovisores, que no concept foram substituídos por câmaras – a regulamentação na generalidade dos países obriga à utilização de retrovisores exteriores com espelhos –, assim como alguns ajustes menores no design da frente e da traseira.
Depois de ter falado numa autonomia acima dos 483 km, aquando da divulgação dos primeiros teasers, a Byton apresentou no CES números ligeiramente mais comedidos. Anunciando que, na versão base, equipada com um único motor eléctrico de 272 cv, montado na traseira, o SUV deverá ser capaz de cumprir pouco mais de 400 km (402 km, mais concretamente), com uma só carga na bateria. Já a versão com dois motores eléctricos, a debitar um total de 476 cv, deverá oferecer uma autonomia a rondar os 523 km. Quanto a preços, a companhia espera conseguir lançar o modelo no mercado americano por valores a partir dos 45 mil dólares, ou seja, pouco mais de 37.000€.
Finalmente, e procurando rivalizar com as promessas de outros fabricantes de automóveis eléctricos, a Byton anuncia desde já que o seu modelo de estreia será proposto com tecnologia de condução autónoma de nível 3 (considerada ainda semi-autónoma). Com o nível 4 a ser introduzido depois de 2020. Muito provavelmente, já com os novos modelos que o fabricante tem previsto introduzir, e que passam por um sedan e um compacto, ambos baseados na mesma plataforma.