Quem nos dera. Sentados na mesma mesa com Meryl Streep, Tom Hanks e Steven Spielberg. Isso mesmo, um jantar onde nunca interessaria se a carne estava no ponto ou se os verdes eram biológicos. Estaríamos na mesma mesa com Meryl Streep, Tom Hanks e Steven Spielberg. Agora que já assimilámos essa parte, sonhemos ainda mais alto: e se Tom Hanks ficasse responsável por abastecer a malta de martinis? “Ah, mas eu não gosto de martinis.” A sério? A sério que é por aí que vai seguir esta conversa?

Enfim. O que importa é que isto aconteceu. Não com nenhum de nós mas na cerimónia do último domingo em Hollywood, a tal que entregou os Globos de Ouro — curiosamente, nenhum a Tom Hanks, que estava nomeada na categoria de melhor ator (pela sua prestação em “The Post”) mas que perdeu para Gary Oldman, que interpretou Winston Churchill em “A Hora Mais Negra”.

O que passou-se? Foi mais ou menos isto, explicado pelo próprio no talk show de Elle Degeneres e recordado pela Vanity Fair: “Disseram-me para ir buscar martinis”. Ele foi, claro que foi, Tom Hanks é um cavalheiro e além disso gosta de beber martinis. Mais: tomou a missão como coisa da máxima importância. De volta à entrevista: “Senti-me como um daqueles camionistas em estradas de montanha, a carregar uma carga de nitroglicerina. Acho que nunca tinha estado tão nervoso a levar algo pelo meio da multidão”.

É fácil de perceber. Hanks estava a levar martinis para Meryl Streep. Martinis. Meryl. Streep. Quem não ficaria nervoso que corte a primeira casca de limão. Spielberg bebeu um, “pelo menos um”, conta a Vanity Fair. Mas Meryl Streep estava com gripe. E tal como acontece nas enchentes hospitalares portuguesas, as vítimas das coisas gripais nos EUA são tratadas da mesma maneira: antibióticos. Depois queixem-se porque os vírus estão cada vez mais resistentes e assim.

Bom, e o que é que aconteceu depois? Uma desilusão. Tom Hanks levou quatro martinis para Meryl Streep, que os alinhou na mesa e nem lhes tocou, como diria o Samuel Úria (e sabemos bem o que Samuel faria àqueles martinis, coitados). Meryl Streep explicou a Ellen o sucedido: “Ele trouxe quatro e deixou-os ali debaixo do meu nariz”. E Streep teve que passar os Globos de Ouro sem beber, enquanto via Frances McDormand levar o prémio para Melhor Atriz. É assim. Fica para a próxima. O brinde e o prémio. Quanto a ti, Tom: estiveste bem, miúdo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR