Parece retirado de uma má comédia. Mas não é: o primeiro-ministro tailandês usou um cartaz dele próprio, feito à escala real, para evitar as perguntas dos jornalistas. Foi no início de uma conferência de imprensa, em Banguecoque, que Prayuth Chan-ocha surgiu, aparentemente pronto para falar, para depois pedir a um assessor para colocar o cartaz à frente do microfone.

Se quiserem fazer perguntas sobre política ou conflitos, perguntem a este tipo”, disse o primeiro-ministro aos repórteres.

Chan-ocha virou costas e foi-se embora. O The Guardian conta que os jornalistas ficaram pregados ao chão, sem reação, a rir desconfortavelmente entre eles. Mas a verdade é que, do primeiro-ministro tailandês, já se pode esperar quase tudo: desde que está no poder, já acariciou a orelha de um técnico de som durante uma conferência de imprensa, atirou uma casca de banana a um operador de câmara e ameaçou, ainda que com humor, executar todos os jornalistas que criticassem o seu Governo.

Prayuth Chan-ocha tornou-se primeiro-ministro em 2014, depois de tomar o poder no seguimento de um golpe de Estado pacífico. Nos primeiros meses, o Governo gozou de uma vasta base de apoio popular; principalmente por ter terminado com um longo período de violência nas ruas. Mas com o passar do tempo, o executivo de Chan-ochoa tem sido acusado de implementar políticas repressivas e falta de transparência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR