O Banco Mundial (BM) reviu esta terça-feira em alta as previsões de crescimento global para 3,1% em 2018.

A revisão em alta face à estimativa de crescimento de 2,8% em 2018 calculada anteriormente é impulsionada por uma atividade económica superior à prevista em 2017, que cresceu 3% contra 2,7% antecipado há seis meses, indicou o relatório semestral “Perspetivas Económicas Globais” do BM, divulgado neste dia.

A China vai continuar a sua “desaceleração estrutural”, mas a crescer mais de 6%, com um aumento estimado de 6,4% em 2018 e de 6,3% em 2019, adianta o documento.

Por outro lado, a América Latina vai acelerar o crescimento para 2% em 2018, depois de ter atingido 0,9% em 2017, graças ao impulso do Brasil, que se expandirá 2%, à Argentina, que crescerá 3%, e ao México, que avançará 2,1%, todas estas economias com crescimentos acima dos verificados em 2017.

O relatório da principal instituição de desenvolvimento global sustentou que 2018 está a caminho de ser o primeiro ano desde a crise financeira no qual a economia global está a operar “em plena capacidade”.

Assim, o BM sublinha que as autoridades devem olhar “mais além” da política monetária e fiscal e adotar reformas que impulsem a produtividade, entre as quais recomendou as destinadas a melhorar a educação e a saúde de qualidade, e a rede de infraestruturas nos países em desenvolvimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR