No Consumer Electronics Show (CES) de Las Vegas, a Volkswagen abriu o jogo no que respeita aos seus parceiros e aos serviços e potencialidades que estão a desenvolver. Noticiámos recentemente a parceria entre o construtor alemão e a Aurora, aparentemente uma das empresas, juntamente com a Waymo, da Google, que está mais avançada nos carros sem condutor, da mesma forma que já aqui lhe falámos da colaboração da Volkswagen e da Nvidia, especialista em videojogos e nos gráficos e processadores que os servem. Agora, no certame que anima o Estado do Nevada nesta altura do ano, o construtor alemão decidiu arejar mais uma habilidade do sistema que está a desenvolver e que recorre à inteligência artificial (AI).

O simpático I. D. Buzz, o “neto” muito high tech do saudoso Pão de Forma, vai surgir no mercado até 2020 (estava previsto inicialmente para 2022, mas todos os eléctricos da Volkswagen foram antecipados) e irá incluir, logo de início, um determinado nível de condução autónoma. Muito provavelmente, o nível 3, mas com um pagamento adicional é bem possível que avance para o nível 4, aquele em que o condutor só vai sentado atrás do volante se quiser. Mas a marca germânica vai mais longe e adianta que, dentro de muito pouco tempo, todos os seus veículos vão incluir algo similar a uma secretária digital, que seja contactável por voz ou gestos, mas que saiba igualmente reconhecer o seu “chefe” através dos sistemas de reconhecimento facial da AI.

Trabalhar com a Volkswagen permitiu-nos ajudar a criar uma nova geração de automóveis que serão mais agradáveis de utilizar do que tudo a que já assistimos”, declarou o CEO da Nvidia, Jensen Huang, garantindo ainda que “serão acessíveis para todo o tipo de pessoas”.

O denominado Intelligent Co-Pilot é capaz de trancar e destrancar as portas, seguir o olhar para perceber onde o condutor se está a fixar, o que inclusivamente permite activar determinados sistemas só ao olhar para eles. O sistema vai ainda poder interpretar as expressões de quem vai ao volante, percebendo assim se está satisfeito ou triste, cansado ou animado, propondo soluções e alternativas mais de acordo com o seu estado de espírito. E, como se isto não bastasse, vai poder adaptar-se a todos os condutores da família, reconhecendo os seus hábitos e os seus desejos e necessidades. Preocupante ou fantástico? Partilhe connosco as suas ideias na caixa dos comentários.

Recorde-se que o I. D. Buzz recorre à mesma plataforma MEB da restante família I.D. e montará um motor por eixo, o que além da tracção integral lhe assegurará 374 cv. Uma bateria de 111 kWh fornecerá energia para percorrer 434 km segundo as medições americanas (EPA), o que corresponde a cerca de 600 km na norma europeia NEDC. Para as versões mais acessíveis do Buzz existirá um modelo com apenas tracção traseira, com 272 cv e uma bateria de 83 kWh.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR