O caso é insólito. Não só pelo facto em si, mas ainda mais pela forma como se tornou público: a Autoridade para a Qualidade do Ar da Califórnia (California Air Resources Board – CARB), confirmou à Autoguide que a Ferrari está a preparar uma versão mais hardcore do seu modelo 488 GTB, já para os próximos meses. Ainda que com o futuro superdesportivo a prometer ser tudo, menos um exemplo em termos de emissões, tendo em conta os cerca de 700 cv de potência que deverá anunciar…

As intenções da marca do Cavallino Rampante foram descobertas através de um documento, elaborado pelo organismo, com os resultados dos testes às emissões feitos com o V8 3,9 litros biturbo do fabricante, elencando, ao mesmo tempo, os modelos em que o motor será utilizado. Ora, desses faz parte um “488 Special Series Coupé”, uma (futura) novidade na oferta da construtor de Maranello.

Segundo a Autoguide, os documentos relacionados com o V8 foram finalizados pela entidade a 20 de Dezembro de 2017 e dados a conhecer no dia 2 de Janeiro de 2018.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto à denominação “Special Series Coupé”, será, certamente, um nome provisório, tudo apontando para que o novo desportivo venha a apresentar uma designação mais chamativa e em linha com aquilo que é tradição na marca. Como, por exemplo, Speciale, Scuderia ou até mesmo Challenge Stradale.

Por outro lado, os documentos do CARB não revelam qual a potência que o V8 biturbo anunciará no novo modelo. Pelo que, tomando em linha de conta que não existe qualquer indicação de que uma versão mais potente do 488 possa vir a contar com apoio eléctrico, como acontece no LaFerrari, por exemplo, o mais natural é que o modelo conte apenas com uma evolução nos turbocompressores, de forma a garantir uma potência que, segundo alguns rumores, rondarão os 700 cv. A ser assim, este “Special Series Coupé” será um dos últimos Ferrari equipado só com motor de combustão a gasolina. Isto tendo em conta que o CEO da marca italiana, Sergio Marchionne, já garantiu que, a partir de 2019, todos os carros do Cavallino Rampante exibirão alguma forma de electrificação.

Finalmente, e até pelo facto de o motor ter sido “homologado” para 2018 (2018 Model Year), o novo desportivo da Ferrari terá de estar à venda, no mercado americano, até Junho deste ano. O que significa que este “Special Series Coupé” pode mesmo surgir já nos próximos meses, com a apresentação oficial a acontecer, por exemplo, em Genebra, em Março. Salão para o qual a marca italiana costuma guardar boas surpresas…