Economia

Preços aceleram em média 1,4% em 2017

Os preços no consumidor subiram em média 1,4% no ano passado, acima da taxa de inflação média de 0,6% em 2016, informa o Instituto Nacional de Estatística.

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Os preços no consumidor subiram em média 1,4% no ano passado, acima da taxa de inflação média de 0,6% em 2016, informa esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística. A taxa de variação homóloga em dezembro do índice de preços no consumidor (IPC) foi superior à taxa de variação média (de 1,4%) do mesmo índice, ao atingir 1,5%, taxa de variação homóloga idêntica à de novembro.

Mas retirando os preços da energia, a taxa de inflação subjacente situou-se nos 1,2%, mais do que os 1,1% de novembro. “O aumento da taxa de variação do IPC entre 2016 e 2017 foi influenciado pelo comportamento da inflação subjacente e pela evolução positiva dos preços dos produtos energéticos, tendo registado variações médias anuais de, respetivamente, 1,1% e 3,5% (0,7% e menos 1,8% em 2016)”, explica o INE.

O instituto diz ainda que os preços dos produtos alimentares não transformados mantiveram uma taxa de variação média de 1,8% em 2017, superior à de 1,6% em 2016.

O INE diz ainda que, analisando a evolução dos preços ao longo de 2016 e 2017, a taxa de variação homóloga do IPC total evidenciou um “movimento marcadamente ascendente” nos primeiros quatro meses do ano passado, prolongando o movimento ascendente já verificado na segunda metade de 2016. “Após o valor máximo registado em abril de 2017, registaram-se taxas de variação homóloga abaixo do valor médio anual nos quatro meses seguintes”, adianta.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Empreendedorismo

As duas características do empreendedor

José Miguel Pinto dos Santos

Se uma caraterística do verdadeiro empreendedor é a indiferença face à possibilidade de perder tudo o que investiu, a outra é estar preparado, e usar todo o engenho, para que isso não aconteça.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site