Brasil

Vírus causou a morte de 200 golfinhos no litoral do Brasil

Os investigadores acreditam que as mortes de golfinhos que se têm verificado desde final de novembro na baía de Sepetiba, se devem a um surto do vírus 'morbillivirus'.

PHILIPPINE COAST GUARD/EPA

Autor
  • Agência Lusa

Cientistas brasileiros anunciaram esta quinta-feira que um vírus é a principal causa da morte de cerca de 200 golfinhos cinzentos em pouco mais de 40 dias na costa do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo um comunicado divulgado pela Escola de Oceanografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, um surto do vírus ‘morbillivirus’ é responsável pelas mortes dos cetáceos na baía de Sepetiba, que têm sido verificadas desde o final de novembro.

Segundo os investigadores, o vírus pode danificar o sistema imunológico destes mamíferos provocando-lhes a morte. No entanto, os especialistas informaram que os motivos do surto e o tempo que ele durará ainda são desconhecidos. Os cientistas brasileiros também estão a tentar determinar outras causas possíveis para a morte dos golfinhos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site