Facebook

Feed de notícias do Facebook vai mudar

190

Mark Zuckerberg anunciou num post na rede social que o feed de notícias do Facebook vai passar a ter menos conteúdos de notícias e publicidade, privilegiando partilhas de amigos e família.

A alteração ao feed de notícia altera a forma como são escolhidos os conteúdos que chegam aos utilizadores

AFP/Getty Images

O feed de notícias do Facebook vai mudar. Quem deixa o aviso é o presidente executivo e fundador da empresa, Mark Zuckerberg, num post que publicou na rede social. O feed, a secção principal do Facebook que mostra os posts de amigos e partilhas de páginas quando se abre o website ou app, passará a privilegiar as ligações pessoais e familiares em vez de notícias e anúncios. Zuckerberg diz que alterações são para melhorar a experiência dos utilizadores.

One of our big focus areas for 2018 is making sure the time we all spend on Facebook is time well spent.We built…

Posted by Mark Zuckerberg on Thursday, January 11, 2018

Segundo comunicado do Facebook, a atualização do algoritmo utilizado para o feed de notícias vai “prever os posts que com o utilizador goste de interagir”. Ou seja, conversas em que costuma comentar ou pôr like irão aparecer mais recorrentemente. O Facebook afirma que esta alteração irá mostrar “menos conteúdo público, incluído vídeos e posts de publicações e negócios”. Os utilizadores que quiserem continuar a ver conteúdos de páginas públicas vão continuar a ter a opção “see first” (ver primeiro, em português).

Zuckerberg, nas resoluções para 2018, já tinha afirmado que um dos objetivos para este ano era resolver problemas do Facebook. O fundador da rede social mais utilizada do mundo quer passar a mensagem que está focado em alterar a perceção que o público tem das plataformas que o Facebook detém e os efeitos nocivos que têm para os utilizadores e para a sociedade. A notícia surge depois de um ano de 2017 marcado com críticas à rede social por permitir que estados e empresas influenciassem os utilizadores da rede social.

A implementação destas novas medidas será gradual e os utilizadores não irão perceber logo a alteração da forma como o feed funciona, isto porque não se trata de uma alteração de design.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mmachado@observador.pt
Crónica

Meus pais e seus aparelhos eletrônicos

Ruth Manus
179

Parece que todos os aparelhos eletrônicos que os meus pais compram foram vítimas de algum tipo de maldição que tornou seu funcionamento algo absolutamente anormal. 

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site