China

O menino que anda 4,5 quilómetros na neve todos os dias para ir à escola

2.131

Wang Fuman tem oito anos e tem de atravessar 4,5 quilómetros na neve para chegar à escola. As imagens do menino com neve na cabeça e na roupa tornaram-se virais e a ajuda já começou a chegar.

Wang Fuman tem oito anos e vive com a avó e a irmã mais velha

Wang Fuman tem apenas oito anos. É um dos meninos que vive na localidade de Zhaotong, na zona rural da província de Yunnan, no sul da China. Vai todos os dias à escola e é muito bom a matemática. Mas para lá chegar, não vai de carro, de autocarro, de comboio e nem sequer de bicicleta. Vai a pé. Percorre 4,5 quilómetros – uma hora e meia de caminho – no meio da neve, com uma temperatura habitual na ordem de 9 graus abaixo de zero.

O pequeno Wang chega todos os dias à escola com neve na cabeça, nas mãos, nas sobrancelhas e na roupa. Chega gelado e molhado, mas não falta um único dia. O professor, que lhe dá aulas na escola primária de Zhuanshanbao, decidiu tirar-lhe fotografias e partilhá-las nas redes sociais.

A partir daqui, o expectável: o mundo comoveu-se com a história de Wang Fuman, que vive com a avó e a irmã mais velha numa casa de barro com teto de palha. A mãe abandonou-os, o pai está a trabalhar noutra cidade e não vai a casa há meses. As imagens foram partilhadas por milhares de pessoas e muitas disponibilizaram-se para doar roupas de inverno para que o menino aguente as gélidas temperaturas. Além disso, o El País conta que as próprias autoridades de Yunnan organizaram uma campanha de doações a Wang e outros meninos em situações semelhantes.

Segundo o Shanghaiist, o primeiro resultado das campanhas solidárias aconteceu já esta quarta-feira, quando alguns membros do município de Yunnan se deslocaram à escola para entregar roupa quente que tinham recebido para Wuang.

Wuang a receber luvas

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site