Wang Fuman tem apenas oito anos. É um dos meninos que vive na localidade de Zhaotong, na zona rural da província de Yunnan, no sul da China. Vai todos os dias à escola e é muito bom a matemática. Mas para lá chegar, não vai de carro, de autocarro, de comboio e nem sequer de bicicleta. Vai a pé. Percorre 4,5 quilómetros – uma hora e meia de caminho – no meio da neve, com uma temperatura habitual na ordem de 9 graus abaixo de zero.

O pequeno Wang chega todos os dias à escola com neve na cabeça, nas mãos, nas sobrancelhas e na roupa. Chega gelado e molhado, mas não falta um único dia. O professor, que lhe dá aulas na escola primária de Zhuanshanbao, decidiu tirar-lhe fotografias e partilhá-las nas redes sociais.

A partir daqui, o expectável: o mundo comoveu-se com a história de Wang Fuman, que vive com a avó e a irmã mais velha numa casa de barro com teto de palha. A mãe abandonou-os, o pai está a trabalhar noutra cidade e não vai a casa há meses. As imagens foram partilhadas por milhares de pessoas e muitas disponibilizaram-se para doar roupas de inverno para que o menino aguente as gélidas temperaturas. Além disso, o El País conta que as próprias autoridades de Yunnan organizaram uma campanha de doações a Wang e outros meninos em situações semelhantes.

Segundo o Shanghaiist, o primeiro resultado das campanhas solidárias aconteceu já esta quarta-feira, quando alguns membros do município de Yunnan se deslocaram à escola para entregar roupa quente que tinham recebido para Wuang.

Wuang a receber luvas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR