Uma sondagem do jornal espanhol El País divulgada esta sexta-feira põe o Ciudadanos à frente dos maiores partidos espanhóis: o Partido Popular (PP), atualmente na governação do país, e o partido socialista (PSOE). A força política liderada por Albert Rivera teria, se as eleições se fossem realizar esta sexta-feira, cerca de 27,1%, mostrando uma intenção de voto de quase mais 4 pontos percentuais dos eleitores em relação ao partido popular (23,2%) de Mariano Rajoy, o atual presidente do governo de Espanha.

O terceiro lugar na sondagem fica para o PSOE, que com 21,6% da intenção de voto fica bastante próximo do rival PP. Já o Podemos aparece em quarto lugar com 15,1% dos votos. Não estando marcadas eleições gerais em Espanha, estes resultados parecem mostrar apenas o descontentamento com o atual panorama político. No entanto, o El País apresenta o resultado da sondagem alcançada pelo Ciudadanos como um “estado de ânimo” quanto à atual governação de decisões políticas.

Em Espanha, apesar da multiplicidade de partidos na assembleia, os resultados eleitorais assemelham-se a Portugal ao ter como partidos mais votados ou o PP ou PSOE (da mesma forma que em Portugal o partido mais votado costuma ser o PSD ou o PS). Nas últimas eleições gerais em Espanha, em 2015, o PP obteve 28,71% dos votos, o PSOE 22%, o Podemos 20.68% e o Ciudadanos 13.94%.

O Ciudadanos nas últimas eleições regionais na Catalunha, realizadas em dezembro de 2017, foi o partido mais votado. Nas mesmas eleições o PP obteve apenas 4,24% dos votos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR