Presidente Trump

Trump adia sanções e mantém vigência do acordo nuclear com o Irão

A administração de Trump terá de tomar nova decisão sobre as sanções contra o Teerão em 60 dias. Até lá, Washington pretende "trabalhar com os parceiros europeus" sobre novos termos do acordo".

JIM LO SCALZO/EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manteve esta sexta-feira a vigência do acordo nuclear com o Irão, confirmando uma moratória às sanções contra Teerão, indicou a Casa Branca, sublinhando que esta “foi a última vez”.

Trump tem vindo a anunciar que vai “rasgar” o acordo de 2015 — assinado entre o Irão, os EUA, a Rússia, a China, o Reino Unido, a França e a Alemanha — que pôs fim às sanções contra Teerão em troca de uma limitação ao programa nuclear iraniano.

A administração norte-americana terá de tomar nova decisão sobre se prescinde ou não das sanções contra Teerão em 60 dias. Até lá, disse um alto responsável dos EUA, Washington pretende “trabalhar com os parceiros europeus” sobre novos termos do acordo, para endurecer as condições do texto de 2015.

Três altos responsáveis citados pela agência Associated Press (AP) indicaram ao longo da tarde deste dia que, apesar de prescindir de aplicar as sanções, Trump também deixou uma ameaça de que vai mesmo sair do acordo se não houver uma renegociação dos termos até à primavera.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Presidente Trump

As semelhanças entre Obama e Trump

João Marques de Almeida
173

A eleição de Trump foi a derrota das elites bem pensantes e do establishment dos media, que prefere escrever para os seus egos e os seus pares em vez de tentar entender o que se está a passar nos EUA.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site