Até aqui disponível apenas com duas motorizações, um W12 de 608 cv a gasolina e um V8 turbodiesel de 435 cv, o Bentley Bentayga recebe agora uma nova motorização, idêntica a esta última, mas a gasolina: um V8 4,0 litros a gasolina, a anunciar 550 cv de potência e 770 Nm de binário que, pelos vistos, só os maiores discos de travão alguma vez instalados num Bentley conseguem parar!

Este V8 4,0 litros biturbo, que já se encontra quer no Porsche Cayenne Turbo, quer no novo Lamborghini Urus, tem como principal curiosidade o facto de integrar dois turbocompressores, instalados directamente no interior de ambas as bancadas de quatro cilindros do bloco. Esta configuração não só permite reduzir o tempo de entrada em funcionamento dos dois turbos, como também garante uma maior eficiência.

Apenas 4,5 segundos de 0 a 100 km/h

No Bentayga, este motor oferece a mesma potência e binário que nos outros dois modelos, oriundos de marcas também elas pertencentes aos universo Volkswagen, surgindo associado a uma caixa automática ZF com conversor de binário e oito velocidades, assim como a um sistema de tracção integral permanente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto a prestações, o Bentayga V8 biturbo a gasolina acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos, ou seja, apenas 0,4 segundos mais que o Bentayga com motor W12. Isto além de alcançar uma velocidade máxima de 290 km/h! O consumo médio anunciado é de 11,4 l/100 km e as emissões de dióxido de carbono de 260 g/km.

Os maiores discos alguma instalados num veículo de produção

Porque grande poder implica, também, grande responsabilidade, a nova motorização pode usufruir dos maiores discos de travagem, em carbocerâmica, alguma vez instalados num Bentley. No caso dos discos dianteiros, com 440 mm de diâmetro e instalados por detrás de jantes de 22”, ou seja, os maiores alguma vez disponíveis num veículo de produção. Iguais, mas não maiores, só mesmo os discos instalados no Lamborghini Urus. A acompanhar estes discos gigantescos surgem pinças de travagem não menos impressionantes, com 10 pistões. Solução que promete eficácia, para mais, sendo esta a versão mais leve da família Bentayga – “apenas” 2.395 kg, ou seja, menos 45 kg que o W12 e menos 110 kg que o “irmão” a diesel.

Quanto ao sistema de travagem traseiro, exibe discos ligeiramente mais pequenos, de 370 mm.

Sistema de 48V a apoiar suspensão adaptativa

Na componente eléctrica, realce para a presença de um sistema eléctrico de 48V, que actua em conjunto com a suspensão adaptativa Bentley Active Ride, capaz não só de ajustar, em tempo real, a firmeza da suspensão, como também de garantir diferentes alturas na distância ao solo, o que é especialmente importante em trajectos offroad.

Já no interior, o luxo habitual nos modelos da marca, agora acrescido de molduras em fibra de carbono, assim como de uma nova tonalidade de vermelho, denominada Cricket Ball. Sem esquecer um novo volante de três raios forrado a pele e couro.

Por conhecer fica apenas o preço deste Bentley Bentayga V8 a gasolina, que deverá ser disponibilizado em breve.

[jwplatform cpKbdQsK]