O Sporting conseguiu arrancar da melhor forma a segunda volta do Campeonato, vencendo o Desp. Aves por 3-0 com três golos de Bas Dost. Mas o encontro de Alvalade (e respetivo epílogo) teve mais notas para retirar além da liderança isolada da prova à condição (o FC Porto só joga esta segunda-feira no Estoril). Notas individuais e notas coletivas, com o ponto comum de serem notas positivas para a carreira dos leões na prova.

Já só há três equipas nos dez principais campeonatos europeus sem derrotas. Quando o ano virou, e com pelo menos 15 jornadas disputadas em todas as ligas, sobravam apenas quatro equipas dos principais campeonatos (Espanha, Alemanha, Inglaterra, Itália, França, Rússia, Portugal, Ucrânia, Bélgica e Turquia) sem qualquer desaire: Manchester City, Barcelona, FC Porto e Sporting. E se os blaugrana ainda conseguiram dar a volta depois do intervalo (4-2 fora com a Real Sociedad, após o 1-2 no final da primeira parte), os citizens tiveram menos sorte este domingo e acabaram por sofrer o primeiro desaire da Premier em Anfield Road, diante do Liverpool.

Bas Dost reforçou uma impressionante eficácia de remate. Mais do que propriamente os golos que marca, e que são muitos, o avançado do Sporting, que fez o sétimo hat-trick como leão, continua com um registo fantástico a nível de eficácia de remate: esta noite, diante do Desp. Aves, disparou cinco vezes e marcou três golos. A média, essa, ronda os 50%, quase o dobro dos homólogos dos rivais Aboubakar (FC Porto) e Jonas (Benfica). Com outra particularidade: por norma, o dianteiro verde e branco não toca mais do que 20 vezes na bola por jogo…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O dia em que Jardel voltou a ser recordado. Os números de Bas Dost apontam sempre o holandês para nomes que fizeram história no Sporting, casos de Peyroteo, Yazalde, Manuel Fernandes ou Mário Jardel, entre outros. E os três golos apontados frente ao Desp. Aves, depois da mesma dose com o Marítimo, só encontram paralelo no avançado brasileiro, que tinha sido o último a fazer dois hat-tricks consecutivos no Campeonato em 2001/02.

Jesus conseguiu acertar com a nova linha defensiva. Olhando para a última temporada, foi na defesa que o Sporting mais mexeu: manteve-se Coates (e Rui Patrício, um elo sempre importante), chegaram Piccini, Mathieu e Fábio Coentrão. E com visíveis resultados: é preciso recuar até à última temporada em que os leões ganharam o título (2001/02) para se ver uma defesa tão pouco batida em casa. Todos os golos foram sofridos depois dos 85′.

Quando uma equipa sabe jogar para uma referência. Em pouco mais de época e meia, Bas Dost leva já um total de 60 golos marcados no Sporting, tantos quantos tinha apontado pelo Heerenveen e pelo Wolfsburgo nos últimos… seis anos. Os leões, que viram partir Slimani na última temporada, aprenderam a jogar com a principal característica do holandês, que só não fez dois golos com um toque de primeira “à matador”.