Um artista armado com um projetor de luz decidiu projetar na fachada da Trump Tower, em Manhattan, a palavra do momento — “Shithole” –, a palavra que terá sido usada pelo presidente dos EUA para se referir a países como o Haiti, El Salvador e certos países africanos.

Trump negou ter usado essa expressão, em especial, mas admite que usou “vocábulos duros” para se referir a alguns países da América Central e de África de onde vêm, todos os anos, milhares de imigrantes para os EUA. Mas o desmentido de Trump foi contrariado por várias pessoas presentes na reunião que o acusaram de usar expressões “cheias de ódio e racistas“.

Confrontado com um gráfico com estimativas de imigração, Trump terá apontado para os números de pessoas que se espera virem destes países e comentou: “porque é que havemos de receber tantas pessoas desses buracos de trampa?”. O presidente dos EUA terá perguntado porque é que, em vez desses, não se conseguia atrais mais imigrantes vindos de países como a Noruega.

Tenha Trump usado esta palavra ou não, a realidade é que a expressão shithole, traduzível por “buraco de trampa”, foi esta noite plasmada no seu edifício em Nova Iorque, graças a um projetor de luz que também acrescentou o mais conhecido emoji castanho e outras expressões como “Paguem o vosso suborno a Trump aqui”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais a sério, o artista Robin Bell também incluiu algumas mensagens como “isto não é normal”, lançando um repto para que as pessoas “resistam”.