O presidente do Fórum Económico Mundial, Borge Brende, afirmou neste domingo que o Presidente norte-americano, Donald Trump, será “recebido como todos os outros chefes de Estado” em Davos. “Vamos receber o Presidente Trump como todos os outros chefes de Estado e de governo e todos os participantes na nossa reunião anual”, afirmou Brende, numa entrevista citada pela AFP.

Brende lembrou que a edição deste ano tem por tema “Construir um futuro comum num mundo fraturado” e vai reunir “cerca de 3.000 participantes e mais de 60 chefes de Estado e de governo”. A presença de Trump “vai permitir aos participantes ter uma perspetiva direta sobre as prioridades políticas e económicas dos Estados Unidos”, disse o presidente do Fórum. Segundo Brende, a necessidade de um crescimento “sustentável, inclusivo e criador de emprego” e as alterações climáticas são questões que devem ser abordadas na reunião, que se prolonga até ao próximo dia 26.

A Casa Branca anunciou na passada terça-feira que Trump vai deslocar-se a Davos para promover as suas políticas e as empresas norte-americanas. O último Presidente dos Estados Unidos a ir à reunião de Davos foi o democrata Bill Clinton, em 2000.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR