A partir desta segunda-feira, os passageiros da Ryanair só podem levar a bordo uma mala e tem que ser pequena. Quem não tiver comprado as opções prioritário ou duas malas de cabine, está impedido de transportar malas de rodas a bordo, que neste caso serão enviadas para o porão, sem custos adicionais. A bagagem permitida a bordo tem de cumprir as seguintes dimensões: 35cm por 20cm por 20 cm.

As novas regras entraram em vigor esta segunda-feira e estão explicadas no site da transportadora low-cost. O principal objetivo desta nova política é reduzir as demoras no embarque dos passageiros devido ao tempo gasto a tentar encaixar a bagagem de mão no espaço disponível dentro do avião.

Para compensar o impacto desta limitação, a Raynair baixou o preço cobrado pelo transporte de malas em porão que passa de 40 para 25 euros, além de aumentar o peso permitido que sobe de 15 para 20 quilos.

Os passageiros não prioritários continuam assim a poder levar duas malas grátis, mas a mais pequena terá de caber facilmente debaixo do assento em frente. Apenas os clientes que comprem as opções Prioritário, 2 malas de cabines e tarifas flexíveis ou familiares poderão continuar a levar a mala normal de cabine a bordo do avião.

Estas medidas representaram um custo de 50 milhões de euros à Ryanair e foram assim justificadas pelo responsável do marketing da companhia, Kenny Jacobs.

Esperamos que os nossos passageiros acolham as novas regras que são focadas em preços mais baixos para despachar bagagem de maior dimensão. Todos os clientes da Ryanair podem continuar a trazer duas malas de cabine, mas devido à alta taxa de ocupação dos nossos aviões (94%), não temos espaço a bordo para tantas malas de rodinhas por isso vamos pedir aos clientes não prioritários para colocarem a sua bagagem no porão — grátis — a partir desta segunda-feira, 15 de janeiro, para eliminar atrasos no embarque e melhorar o cumprimento dos nossos horários de partida.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR