A Peugeot decidiu avançar já para a aplicação da chamada normativa europeia 6.2d, agendada para 2020, altura a partir da qual a Comissão Europeia exige que as emissões de óxidos de azoto (NOx) dos motores de combustão não excedam, em utilização real, 1,5 vezes os resultados registados em banco de ensaio. A marca francesa acaba de introduzir três motores que cumprem os parâmetros exigidos: o 1.2 PureTech de 130 cv a gasolina, e os diesel 1.5 BlueHDi de 130 cv e 2.0 BlueHDi de 180 cv. Todos eles disponíveis, desde já, no 308.

Associado a uma inovadora caixa manual de seis velocidades, o 1.2 PureTech conta com um filtro de partículas de gasolina, destinado a reduzir as emissões de partículas (filtragem superior a 75%), um sistema de antipoluição ainda mais eficaz, assim como com uma combustão optimizada pelo controlo mais preciso da mistura ar/combustível. Tecnologias que contribuem para um ganho nos consumos a rondar os 4% e que, no caso do 308, significam médias de 5,1 l/100 km (5,4 l/100 km na SW). Mas as prestações também melhoram, a começar num aumento da velocidade máxima anunciada para os 210 km/h, com a aceleração dos 0 aos 100 km/h a cifrar-se nos 9,1 segundos (9,4 na carrinha).

Quanto custa?

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O motor a gasolina 1.2 PureTech 130 CVM6 está disponível com os níveis de equipamento Active, Allure e GT Line, sendo comercializado com preços a partir dos 25.060€ (berlina) e 26.300€ (SW), enquanto o diesel 1.5 BlueHDi 130 CVM6 é proposto com os mesmos níveis de equipamento por valores a partir dos 28.530€ (berlina) e dos 29.770€ (SW). Já o 2.0 BlueHDi 180 EAT8 é comercializado em exclusivo com o nível GT, por 42.700€ (berlina) e € 43.860 (SW).

Já o novo quatro cilindros 1.5 BlueHDi de 130 cv usufrui de um sistema antipoluição mais evoluído, com catalisador de redução selectiva de segunda geração e um filtro de partículas. Tudo isto leva não só a uma diminuição dos consumos entre os 4 e os 6%, para os 3,3 l/100 km/h (2,5 l/100 km a SW), como também a uma descida nas emissões, para apenas 93 g/100 km (95 g na SW).

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Por outro lado, e graças aos 10 cv de potência adicionais face ao 1.6 BlueHDI de 120 cv, o 308 1.5 BlueHDi consegue atingir os 204 km/h de velocidade máxima (203 km/h na SW), e acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9,8 segundos (10 na carrinha).

Quanto ao 2.0 BlueHDi de 180 cv, proposto de série com uma inédita caixa de velocidades automática de oito velocidades com comando “Shift & Park by wire”, desenvolvida pela Aisin, anuncia uma redução nos consumos até 7%, face à anterior caixa EAT6 (resultado da passagem para oito relações, da extensão da actuação do sistema Start&Stop até aos 20 km/h, e de ganhos no peso e dimensões), bem como consumos, em circuito misto, de 4,0 l/100 km (4,3 l/100 km na carrinha). Além de emissões de CO2 de apenas 116 g/km (120 g/km na SW).

Com a potência máxima a surgir logo às 3.750 rpm e um binário de 400 Nm disponível a partir das 2.000 rpm, o 308 2.0 BlueHDi de 180 cv anuncia igualmente uma velocidade máxima de 225 km/h (223 km/h na SW), com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 8,2 segundos (8,4 na SW).