Conforme estava previsto, decorreu esta manhã a reunião de urgência marcada pela Liga de Clubes no Estádio António Coimbra da Mota e que envolveu elementos e responsáveis do órgão que tutela o futebol profissional, do Estoril, do FC Porto, da Câmara Municipal de Cascais, da Proteção Civil de Cascais e de Lisboa, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e da Guarda Nacional Republicana (GNR).

“A partida da 18.ª jornada da Liga NOS entre o Estoril Praia e o FC Porto foi hoje interrompida, durante o intervalo, após a evacuação de adeptos de uma das bancadas do Estádio António Coimbra da Mota, medida articulada entre responsáveis da Liga Portugal, Câmara Municipal de Cascais, Bombeiros e sociedade desportiva anfitriã. Depois de reunir com estas entidades, assim como com a equipa de arbitragem, o comandante das forças de segurança presente considerou que não estavam reunidas as condições de segurança necessárias para o reinício da partida. A Liga Portugal vai agendar uma reunião de partes, amanhã, com caráter de urgência, com o Estoril Praia e demais entidades competentes”, tinha explicado ontem o organismo liderado por Pedro Proença.

Assim, e na principal decisão do encontro, os 45 minutos em falta serão realizados no dia 21 de fevereiro. De acordo com a Liga, o jogo está marcado para as 18h. Certo é que, até à paragem das seleções, em março, os azuis e brancos terão um calendário terrível com jogos de quatro em quatro dias para quatro competições distintas (14 ou 15 jogos em 58 dias):

– 19 de janeiro: Tondela, casa (Campeonato)
– 24 de janeiro: Sporting, neutro (Taça da Liga)
– 27/28 de janeiro *: final da Taça da Liga (em caso de apuramento)
– 31 de janeiro: Moreirense, fora (Campeonato)
– 4 de fevereiro: Sp. Braga, casa (Campeonato)
– 7 de fevereiro: Sporting, casa (Taça de Portugal)
– 11 de fevereiro *: Desp. Chaves, fora (Campeonato)
– 14 de fevereiro: Liverpool, casa (Liga dos Campeões)
– 18 de fevereiro *: Rio Ave, casa (Campeonato)
– 21 de fevereiro *: Estoril, fora (Campeonato)
– 25 de fevereiro *: Portimonense, fora (Campeonato)
– 2/3 de março *: Sporting, casa (Campeonato)
– 6 de março: Liverpool, fora (Liga dos Campeões)
– 11 de março *: P. Ferreira, fora (Campeonato)
– 18 de março *: Boavista, casa (Campeonato)
* datas referência ainda sujeitas a confirmação oficial

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Da reunião, entre demais considerações, deverão também sair respostas a algumas perguntas ainda por responder, nomeadamente quando é que a bancada começou a ceder ou a dar sinais disso, porque é que a segunda parte não se vai jogou esta terça-feira e o que aconteceu para uma bancada tão recente sofrer este tipo de problema.

As imagens das fissuras na bancada do Estoril e as três questões-chave que estão ainda por responder

Em paralelo, a vistoria à bancada norte do recinto, feita por engenheiros do LNEC e responsáveis da Liga esta manhã de terça-feira, terminou por volta das 12 horas. Desconhecem-se ainda as conclusões retiradas da mesma, depois das imagens publicadas pelo FC Porto nas suas redes sociais que mostravam bem as fissuras existentes em tetos, chão e paredes do local no António Coimbra da Mota.

O FC Porto emitiu na tarde desta terça-feira um comunicado onde explicita que tomará “todas as medidas que os regulamentos em vigor permitem, com o objetivo de salvaguardar todos os seus interesses desportivos”. O clube aproveitou também para saudar “o comportamento irrepreensível dos seus sócios e adeptos” face a uma situação “de grave abatimento na parte central da bancada”.

Através do seu Facebook, João Sande e Castro, antigo responsável pelo desporto da Câmara Municipal de Cascais, abordou a questão dos problemas na bancada. “Em 2002, quando assumi a função de vereador do desporto no Município de Cascais, o Estoril-Praia tinha um projeto para uma piscina que estava parado há vários anos. O local indicado para a sua construção era de reserva ecológica e ficava em leito de cheia. Que este terreno era pouco estável saltava à vista: em 12 anos por três vezes foi necessário reparar abatimentos no solo dos campos sintéticos contíguos. Saí da Câmara em 2013 e confesso que me causou algum espanto quando em 2015 vi iniciar-se no local a construção de uma grande bancada. Acreditei que tinham conseguido encontrar uma solução técnica adequada para resolver a questão da instabilidade do terreno e que certamente os responsáveis sabiam o que estavam a fazer. Afinal não sabiam”, escreveu na sua conta pessoal.

A BancadaEm 2002, quando assumi a função de vereador do desporto no Município de Cascais, o Estoril-Praia tinha um…

Posted by João Sande E Castro on Tuesday, January 16, 2018