Os serviços de ação social da Câmara de Tondela, em parceria com a Segurança Social e o INEM, estão, desde sábado à noite, a dar apoio às famílias das vítimas do incêndio na associação de Vila Nova da Rainha.

“Temos visitado todas as famílias e tentado dar um apoio à medida daquilo que são as necessidades de cada uma”, disse hoje à agência Lusa a vereadora Sofia Ferreira, responsável pelo pelouro da ação social.

Segundo Sofia Ferreira, inicialmente houve “um apoio à crise”, feito através de uma carrinha estacionada na aldeia para “apoiar todas as pessoas que pediam informações”.

“Nesta fase, estamos a fazer um apoio mais individualizado, mais de domicílio. Já encontrámos algumas situações em que vamos fazer encaminhamento médico para a psiquiatria, outras de apoio mais emocional e outras de apoio mais social, de alguma reorganização social”, contou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A vereadora frisou que uma das preocupações das equipas que andam no terreno tem sido “respeitar a dor das famílias”.

“Algumas não querem este apoio agora e dizem: ‘Para já não precisamos, ficamos com o contacto para quando for necessário’. Nós respeitamos isso”, contou, acrescentando que, nestes casos, é feito “um apoio de retaguarda” que permita perceber se a situação está controlada.

Sofia Ferreira destacou o importante papel das redes de apoio informal, constituídas pelos familiares, pelos amigos, pelos vizinhos e pelo presidente de Junta.

Este “tem um papel fundamental, porque, conhecendo todas as famílias, acaba por estabelecer connosco uma ponte que é determinante, avisando-nos em situações de necessidade”, acrescentou.

A responsável pelo pelouro da ação social garantiu que o objetivo é “dar um apoio de continuidade”, podendo as famílias recorrerem aos profissionais “sempre que considerem que é necessário”.

A Câmara de Tondela decretou, na segunda-feira, três dias de luto municipal, na sequência do incêndio ocorrido no sábado à noite na Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, que provocou oito mortos e 38 feridos.

O incêndio deflagrou numa altura em que se encontravam mais de 60 pessoas na associação a participar num torneio de sueca.

Os funerais das oito vítimas mortais realizam-se esta terça-feira.