Os partidos independentistas catalães Juntos Pela Catalunha e Esquerda Republicana (ERC) chegaram a acordo esta terça-feira sobre os nomes que irão propor para líder do Governo catalão e para presidente do Parlamento. “Em linha com a restituição das instituições”, diz o comunicado conjunto, os dois partidos decidiram propor o ex-chefe do Executivo Carles Puigdemont — que ainda está em Bruxelas — e o autarca de Sarrià de Ter (Girona), Roger Torrent. O primeiro foi cabeça-de-lista do Juntos Pela Catalunha e Torrent é membro da ERC.

A decisão foi tomada à beira do fim do prazo, depois de semanas de negociações entre os dois partidos, já que esta quarta-feira decorrerá a investidura dos novos parlamentares catalães. Na primeira sessão, deverá ser votada a composição da nova Mesa do Parlamento, incluindo a presidência da mesma por parte de Torrent.

De seguida, como explica o La Vanguardia, inicia-se um prazo de dez dias úteis até ao primeiro debate da investidura do presidente da Generalitat (ou seja, do chefe de Governo). Nessa sessão, a 31 de janeiro, Juntos Pela Catalunha e ERC deverão apresentar o nome de Puigdemont para o cargo. Necessitarão depois dos votos do partido radical CUP para conseguir aprovar Puigdemont à primeira, já que é necessária maioria absoluta na câmara (68 votos). Se tal não for alcançado, realiza-se nova sessão a 2 de fevereiro, onde o candidato necessita apenas de ter maioria simples.

Carles Puigdemont continua em Bruxelas e ainda não é claro se e como regressará à Catalunha. Sobre ele continuam a pender as acusações de sedição, traição e má gestão de fundos públicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR